Connect with us

DESTAQUES

Professores da Uespi decidem entrar em greve dia 18 de março

Publicado

em

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) decidiram, durante uma assembleia realizada pela categoria na manhã desta quarta-feira (27), entrar em greve a partir do dia 18 de março por tempo indeterminado, caso não seja aberto um canal de negociação entre os docentes e o Governo do Estado do Piauí.

A coordenadora de assuntos jurídicos da Associação de Docentes da instituição (ADCESP), professora Janete Brito, explicou que o movimento grevista irá começar devido a proposta de reforma administrativa do governador Wellington Dias em que se tratava, entre outras questões, do congelamento dos salários dos servidores pelo período de um ano. Porém, na quarta-feira (28), Wellington decidiu retirar de tramitação na Assembleia a mensagem número 6 que trata da suspensão de reajuste, promoções, progressões e nomeações de servidores pelo período de um ano. O governador entendeu que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já prevê restrições para controlar o aumento do custo da folha de pagamento dos servidores.

“A gente tem como reivindicação a retirada de todos esses projetos de lei enviados para a assembleia que possam representar o congelamento de salários, o congelamento das progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho, bem como possam interferir na previdência, que não permita negociação acerca de aumento salarial e também, para os estudantes, a anulação de todas as resoluções e portarias que possam implicar na suspensão e diminuição de bolsas e auxílios estudantis que são: monitorias remuneradas, bolsa-trabalho, bolsa de pesquisa, auxílio alimentação e auxílio moradia”, acrescentou a sindicalista.

A categoria também alega que, somente neste ano, mais de 200 disciplinas estão sem professores e caso o problema não seja resolvido, a situação pode piorar. Por isso, é nessário a convocação urgente dos aprovados no último concurso realizado para professor efetivo.

“Nós queremos também a convocação dos classificados no último concurso para professor efetivo e realização imediata de um novo concurso, porque nós vamos iniciar esse semestre com mais de 200 disciplinas sem professores. Se esse cenário perdurar até ano que vem, vai chegar a quase 500 disciplinas sem docentes”, continuou.

A professora Janete Brito ainda contou que será realizada uma nova assembleia para mobilizar a classe e procurar um diálogo com o Governo do Estado do Piauí.

Publicidade

O que diz a Uespi

Em nota, a assessoria de comunicação da Uespi informou, nesta quinta-feira (28), que ainda não foi comunicada oficialmente do indicativo de greve.

Confira a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Com relação a paralisação das atividades docentes e estudantis de todos os campi da instituição, a Universidade Estadual do Piauí
informa que ainda não foi comunicada oficialmente em relação ao indicativo de greve da categoria docente.

Publicidade

 

 

 

Fonte: GP1


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS