Connect with us

DESTAQUES

Programa do Governo Federal Água Doce está sendo implantado em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas.

A cidade de Vila Nova do Piauí é mais um município do semiárido brasileiro que está sendo contemplado com o programa. Foi construído quatro sistemas de dessalinização de água, e a equipe técnica da EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Teresina, esteve no município durante dois dias fazendo reunião nas quatro comunidades contempladas, acompanhado do prefeito de Vila Nova Edilson Brito (PTB), a primeira dama Ana Carolina, Deijano Lima (MDB) presidente da câmara de vereadores do município, a engenheira agrônoma e consultora de contabilidade do Programa Água Doce Edivânia, e também a Graça Soares que é responsável pela mobilização social do programa se fez presente.

O sub coordenador do programa Água Doce do Piauí Evandro Silva, esteve na comunidade de Lagoa Comprida, zona rural de Vila Nova do Piauí, apresentando o projeto e discutindo assuntos de interesse das comunidades. “O programa Água Doce, nada mais é do que trazer para as comunidades da zona rural que é muito carente, qualidade de vida. Consiste em instalar dessalinizadores com uma estrutura de engenharia bem montada e estruturada. É o melhor de tecnologia que existe no momento”, frisou o sub coordenador.

Evandro Silva falou sobre os investimentos que foram utilizados para a implementação do programa no município de Vila Nova do Piauí. “Um sistema desse gira em torno de 150.000 reais, para cada comunidade, consequentemente aqui o município que vai ser beneficiado com quatro sistemas, vai ser aproximadamente 600.000 reais”, destacou Evandro Silva

Com a implantação do programa no município de Vila Nova do Piauí, quatro comunidades da zona rural serão contempladas, Lagoa Comprida, Barreirinhos, Cacimbas e Caninhas, totalizando aproximadamente 440 pessoas que serão assistidas pelo programa Água Doce. O sistema já vai funcionar neste mês e tem previsão para inaugurar em junho nas festividades de São João Batista do município. A cidade já conta com dois sistemas de dessalinização de água próprio do município um na sede e outro no povoado São João Batista.

Publicidade

Essa foi a quarta visita que a equipe fez no município, desde 2015 que a cidade está sendo analisada e estudada para a implantação do programa. O técnico fala quais são os critérios para que uma comunidade possa ser contemplada com a ação.

“A comunidade tem que ter no mínimo 20 famílias tem que ter um poço já escavado pois o programa não tem recurso para perfurar o poço, tem que ter energia elétrica, e tem que ter uma área disponível para instalar o sistema, se for uma comunidade que tenha áreas públicas, ela é utilizada, se não for, alguém da comunidade tem que doar” falou, Evandro Silva.

Essa visita, de acordo com a equipe do Programa Água Doce, é voltada para dar orientações para a comunidade de forma geral, porquê quando o sistema for entregue, eles serão os responsáveis pela condução dos equipamentos, com um grupo gestor, três operadores. Essas pessoas manterão contato com os responsáveis do programa e possuirão um acompanhamento constante. Para isso a comunidade precisa escolher esse grupo gestor em que manterá esse contato, de preferência pessoas que tenham afinidade com comunicação, para facilitar o processo.

Acompanhe mais fotos da visita nas comunidades!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS