Connect with us

DESTAQUES

Programa é lançado em Patos do Piauí e vai acompanhar 100 famílias

Publicado

em

O município de Patos do Piauí tem fortalecido as políticas públicas para a primeira infância. Esta semana, em solenidade realizada no CRAS, na última quinta-feira, 30, foi lançado o Criança Feliz, programa que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e vai acompanhar 100 famílias que tenham crianças de 0 a 3 anos, cadastradas no programa Bolsa Família, de 3 a 6 anos, que tenham o Benefício de Prestação Continuada, além das gestantes.

A secretária de Assistência Social, Goretti Teixeira, fez a apresentação do programa, explanando sobre seus objetivos e a metodologia. Segundo ela, o propósito é promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando sua família e seu contexto de vida. O Criança Feliz tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos foram capacitados em diversas áreas para fazer o acompanhamento.

“Os visitadores vão realizar encontros e acompanhar as famílias, dando orientações importantes para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sobre cuidados relativos à saúde e ao desenvolvimento da criança. Também vai acompanhar as grávidas com o mesmo objetivo, de instruir as futuras mães nos cuidados básicos da gestação”, disse Goretti. A gestora do Social destacou a importância de se cultivar o amor na família.

Na solenidade, foram apresentados a coordenadora do Criança Feliz no município, a assistente social Tânia Regina Leal, e a equipe de visitação, Adriana Raimunda da Silva Sousa, Amanda Barros de Carvalho e Elda Sousa Ferreira. Os visitadores receberam o kit de trabalho. O programa possui, ainda, um Comitê Gestor Municipal, formado com representantes de diversos órgãos do poder público municipal.

O prefeito Agenilson Teixeira Dias manifestou a alegria em lançar o programa Criança Feliz no município de Patos, salientando que o mesmo vem para reforçar a assistência às famílias. Em sua fala, o gestor comentou sobre as transformações nos tempos atuais, a mudança de costumes, inclusive, das crianças, salientando a necessidade de maior atenção da família.

Publicidade

“As brincadeiras de hoje não são como as de antigamente, as crianças hoje passam maior tempo no celular, expostos aos riscos que a internet oferece. Estamos em um novo tempo e isso requer mais cuidado e atenção com os nossos filhos, com as crianças”, disse, salientando a importância da participação dos pais na formação das crianças. “A primeira infância é crucial para o futuro dessas crianças. Cuidando bem de uma criança hoje, educando, ensinando os valores, estimulando a afetividade e a aprendizagem, cresce a probabilidade de termos um cidadão preparado no futuro”, disse o prefeito, apostando nos resultados do Criança Feliz.

Dr. Agenilson Dias, que é médico, anunciou para 2018, a implantação de uma nova ação que beneficiará as futuras mamães com a oferta gratuita de dois exames de ultrassom no período da gestação.

Também estiveram presentes no evento de lançamento a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, o vereador presidente da Câmara, Adalberto Lopes, o secretário de Administração, Iranildo Marques, a chefe de gabinete, Luzia Dias, a coordenadora do Cras, Ivaldete Reis, o vereador Antônio Rufino, o comandante do Grupamento da Polícia Militar em Patos, sargento Vila Nova, além de pais, mães e crianças.

MAIS IMAGENS:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS