Connect with us

DESTAQUES

Programa ID Jovem é lançado em Jacobina do Piauí e vai beneficiar jovens de baixa renda

Publicado

em

Foi lançado na última sexta-feira, 19, em Jacobina do Piauí, o programa Identidade Jovem (ID Jovem), que vai beneficiar os  jovens de baixa renda  no município.

O evento  aconteceu no Espaço Festa e contou com a participação da equipe de Coordenadoria da Juventude do estado Piauí -Cojuv,  por meio do Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Venício Moura, do coordenador estadual, Vicente Gomes, e do gerente de políticas públicas para o meio rural, Messias Nassau.

O ID Jovem garante aos  jovens de 15 a 29 anos, de famílias de baixa renda, o  direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, barcas e trens. A emissão gratuita da identidade é feita somente por meio virtual, através  de aplicativo para smartphones ou no site da Caixa Econômica Federal.

Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão. Neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Publicidade

O  coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, disse que o  lançamento do programa em Jacobina do Piauí só foi possível devido a  articulação com os gestores que participaram do Fórum no mês passado, realizado pela Cojuv.  “ Esse diálogo entre Estado e Município é essencial para que possamos construir políticas de juventude que cheguem de fato na ponta que é o nosso público-alvo,  o jovem”, disse o coordenador.

A Secretária de Assistência Social, Rejane Sousa,  informou que no município de Jacobina aproximadamente 940 jovens que se enquadram no programa ID Jovem.  Ainda segundo ela, o programa é oportunidade ímpar para desenvolver a políticas públicas voltadas especificamente para os jovens.  “Vai possibilitar o crescimento intelectual, permitindo  aos jovens  conhecer novas realidades e culturas”, disse a Secretária,  que explicou que para  ter acessar o aplicativo ID Jovem no celular, o jovem deve ter  o número do NIS que é disponibilizado, no  Centro de Referência da Assistência Social –CRAS,  para jovens que pertencem a famílias cuja renda seja de até dois salários mínimos.

O vice-prefeito de Jacobina participou do lançamento do programa  e afirmou  que o município, vai dar todo apoio possível para que o programa seja desenvolvido com êxito no município, informando  ainda,  que m breve  será criada a Secretária da Juventude  para fortalecer ainda mais  politicas públicas voltadas ao jovens de Jacobina do Piauí.

Participaram também  do evento, o Vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, os Secretários Municipais,  Tailane Carvalho, Saúde, Silvam Santos, Administração, Rejane Sousa, Assistência Social, Chico Abreu, Agricultura, o vereador Elis Campos, além de jovens estudantes de Jacobina.

Veja fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS