Connect with us

DESTAQUES

Projeto leva atendimentos de saúde ao interior de Massapê do Piauí

Publicado

em

No segundo dia de atividades do projeto ‘Impacto Sertão Livre’ em Massapê do Piauí, um dos destinos de dezenas de missionários foi a comunidade Juazeiro do Quitó, situada cerca de 12 km da sede do município.  Lá, a comitiva formada por cerca de 30 voluntários realizou diversas atividades, com destaque para os atendimentos de saúde em geral, reforçando o trabalho que é realizado pelo poder público municipal.

A equipe era formada por profissionais em várias áreas, como médico, odontólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e farmacêutico, dentre outros. O espaço de atendimento foi a igreja da comunidade, onde foram instaladas tendas, assentos e uma unidade móvel de saúde bucal.

Os pacientes passavam por uma triagem, eram direcionados aos profissionais, recebiam atendimento e eram encaminhados para receberem os medicamentos gratuitos ou para procurarem centros de saúde, de acordo com o caso.

Paralelo aos atendimentos de saúde, outros voluntários realizaram visitas às casas da comunidade, evangelizando e fortalecendo vínculos. Outro grupo realizou atividades pedagógicas e recreativas com crianças e adolescentes.

A moradora Francisca de Carvalho Gomes, líder religiosa da comunidade, disse que o projeto fortalece a comunidade e traz benefícios aos moradores. “Aqui tem gente com problemas de saúde, mas que não se cuida, não quer ir pra cidade. E hoje, com eles aqui pertinho, o povo veio”, disse.

Publicidade

Os moradores da comunidade têm acesso aos serviços médicos na Unidade Básica de Saúde de Caraíbas, perto da igreja onde acontecia o atendimento com os voluntários do ‘Impacto’. O diferencial, segundo Chiquinha, como é conhecida, era a presença de profissionais de outras áreas como odontólogo e psicólogo. “Ficou mais fácil para as pessoas. Pra ir no dentista precisa ir na cidade, e hoje tem aqui mesmo.  Isso é muito importante pra nossa comunidade”, pontuou.

O ‘Impacto Sertão Livre’ é um projeto social humanitário realizado pelo Instituto Livre Ser, que promove a mobilização de voluntários em prol de comunidades sertanejas do polígono das secas, com o apoio de organizações parceiras que atuam na região.

Em Massapê, o projeto segue até o dia 28 de julho. A programação diária terá início às 9hrs com trabalho com crianças, no salão da Igreja Assembleia de Deus, visitas nos lares em Massapê e atendimentos de saúde, às 11 acontece uma pausa nas atividades, retornado às 14hrs e encerrando às 17h. À noite, a partir das 19 horas, a programação acontece na praça Matias Costa, com apresentações de dança, teatro, música e mensagem evangelística.


CONTEÚDO RELACIONADO:
– Prefeito de Massapê recepciona voluntários do Impacto Sertão Livre  
– Projeto ‘Impacto Sertão Livre’ é apresentado à população em Massapê


_Veja imagens

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS