Connect with us

DESTAQUES

Reformado e equipado, posto de saúde é aberto para atendimento no interior Massapê do Piauí

Publicado

em

No município de Massapê do Piauí, a área da Saúde ganhou mais um importante reforço nesta quinta-feira, 02 de agosto, quando o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, acompanhado da equipe de governo e vereadores, reinaugurou o Posto de Saúde do povoado Lagoa Grande.

A unidade de saúde passou por ampla reforma e recebeu equipamentos novos e modernos, uma iniciativa que vai proporcionar melhorias nas condições de trabalho dos profissionais e, consequentemente, no atendimento que é prestado à população. A recepção, por exemplo, recebeu mobiliários e equipamentos novos, como assentos, mesa, balança, armário, televisão, bebedouro e ventilador. Os consultórios médicos e de enfermagem foram climatizados e equipados mesas, cadeiras e camas para atendimento.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira e pela deputada federal Iracema Portella, apontados pelo prefeito Chico Carvalho como grandes colaboradores do desenvolvimento do município, sobretudo, em obras infraestruturantes e na saúde.

Na cerimônia de inauguração, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, parabenizou a população do povoado Lagoa Grande pela conquista. “A população é quem mais se beneficia, quem realmente está de parabéns diante da melhoria na qualidade dos serviços que aqui serão ofertados”, disse. A gestora salientou que somente a comunidade Lagoa Grande foi beneficiada. “Outros postos também foram reformados e estão equipados com mobília e aparelhos, além de terem bons profissionais trabalhando para bem atender a população”, pontuou, parabenizando ao prefeito pela atenção e a prioridade dada à área da Saúde.

O prefeito Chico Carvalho, em seu pronunciamento, afirmou que a entrega do Posto de Saúde reformado e totalmente equipado é parte das várias melhorias que a sua gestão tem planejado para o povoado Lagoa Grande, como também, o serviço de coleta de lixo e a perfuração de poço tubular. “Hoje estamos entregando um espaço adequado e aconchegante, com os instrumentos necessários para que os profissionais da saúde possam atender melhor aos pacientes que aqui chegam”, disse.

Publicidade

O gestor destacou as melhorias implementadas na Saúde em seu governo. “A Saúde, desde que assumimos, passou por grande transformação. E nosso trabalho continua. Queremos melhorar cada vez mais a atenção básica, a assistência na Saúde”, disse, anunciando a contratação de mais profissionais na área da psicologia e psiquiatria, com vistas a atender a uma demanda que já foi identificada.

De acordo com o gestor, além do Posto de Saúde de Lagoa Grande, outros também serão melhorados. Na Abóbora, por exemplo, o PS será reformado, ampliado e equipado. Na comunidade Poço Redondo, a gestão pretende transformar o prédio público da Escola Municipal em Posto de Saúde. “Vamos fazer as adequações necessárias e equipar para funcionar uma Unidade Básica de Saúde”, disse, acrescentando que também já foram adquiridos equipamentos para a UBS do povoado Porteiras, que está em construção, além das Unidade do povoado Peixe.

As melhorias na área da Saúde, afirmou Chico Carvalho, são  frutos da parceria firmada com o senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portella, que tem colocado recursos para obras e custeio da Saúde. “Hoje, tudo o que se vê sendo feito na Saúde tem a participação do senador Ciro e da deputada Iracema. Sem o recurso do custeio era impossível dar essa assistência em todo o município. Cada carro que transporta um paciente, é pago com esse dinheiro. A gente tem muito o que agradecer a eles, por hoje poder servir mais e melhor os nossos amigos de Massapê do Piauí”, pontuou.

Nova secretária de Saúde

A cerimônia de inauguração também foi momento de anunciar mudanças na equipe de Governo. A pasta da Saúde terá nova gestora, a farmacêutica Deliany Cavalcanti, que vai substituir a secretária Maria Lúcia de Carvalho, que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde por três anos.

Publicidade

Lucinha, como é conhecida, agradeceu a todos que colaboraram com sua gestão à frente da Saúde. “Quero aqui agradecer ao prefeito Chico Carvalho pela oportunidade e a confiança em mim depositada para gerir uma pasta tão importante, pelo empenho em solucionar os problemas e ainda trazer melhorias como essa para a população; e agradecer aos profissionais que tanto se dedicaram para atender e cuidar da nossa população”, disse, afirmando que foi compensador servir à população. Maria Lúcia afirmou que continuará a contribuir com o Governo Municipal em outra área e desejou sorte à próxima gestora da pasta.

Deliany Cavalcanti assume a pasta da Saúde nesta sexta-feira, 03 de agosto. Em sua fala na cerimônia inaugural, ela parabenizou a secretária Maria Lúcia pelo trabalho realizado, agradeceu ao prefeito Chico Carvalho pela oportunidade de gerir a pasta e afirmou seu compromisso de trabalhar junto aos profissionais da área para que a saúde de Massapê do Piauí continue a avançar a passos largos. “Vamos acompanhar de perto todos os programas, serviços e projetos para que a população continue tendo um serviço de saúde de qualidade. Sei que a missão é árdua, mas darei o meu melhor, e com o apoio do prefeito Chico Carvalho e de toda equipe, nossa caminhada será exitosa.”, disse.

Atendimentos

Reinaugurado, o Posto de Saúde de Lagoa Grande abriu as portas para acolher a população. Foi servido um coquetel, e em seguida, iniciados os atendimentos à população, com triagem, teste de glicemia capilar, consultas médica, de enfermagem, dentre outros.

Presenças

A cerimônia de reinauguração do Posto de Saúde do povoado Lagoa Grande foi bastante prestigiado. Além de moradores da comunidade, autoridades também estiveram presentes. Os vereadores Antônio Augusto (Tontonho), Rivaldo Carvalho, José Juvaldi (Didi), José Duruteu (Filô) e Mariane Farias enalteceram o trabalho do prefeito Chico Carvalho e a conquista do povoado.

Publicidade

Também presentes Lucileide Carvalho Veloso, secretária de Gestão e Planejamento; Leonel Lopes, secretário de Educação; Remédios Morais, secretária de Assistência Social; Nivaldo Rodrigues,   secretário de Obras; Francivaldo Reis, secretário de Agricultura; Roberto Carvalho, secretário de Esportes; Fredy Lima, secretário da Junta de Serviço Militar; Robervan Silva, Controlador Geral; as lideranças políticas, Miguel Teles, Daniel Xavier e Elder Morais, dentre outros.

_Imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS