Connect with us

DESTAQUES

Região de Marcolândia vive onda de assaltos; Polícia Militar faz reunião conjunta para combater crimes

Publicado

em

Devido a ocorrência de várias ações criminosas que nos últimos dias estão causando pavor na população residentes em toda a microrregião de Marcolândia, policiais militares se reuniram novamente, na manhã desta quarta-feira,19, na sede do Grupamento de Polícia Militar de Marcolândia com objetivo de discutir e traçar ações estratégicas visando melhorias para combater a criminalidade na região.

Na reunião participaram os militares: Major Edimar, comandante da Companhia Independente de Araripina (PE); o Comandante da 4ª Companhia Independente de Fronteiras, Capitão Gilson; o Comandante do GPM de Marcolândia, Tenente De Assis e o gestor municipal de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo- o Chico Pitu, juntamente com demais policiais militares das cidades de Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Araripina e Fronteiras.

A grande onda de assaltos está acontecendo na Serra dos Pereiras, pertencente ao município de Caldeirão Grande do Piauí, na Vila Serrania I e II e na Serra de Simões ambos pertencente ao estado de Pernambuco, limite com o Piauí.

Informações de populares dão conta que no último dia 12, uma moto Honda BROS juntamente com dinheiro, telefone celular, uma aliança e um óculos de grau pertencentes a um homem foram roubados na vila Serrania. No dia 13, por volta das 19h, também na Vila Serrania, um morador que não quis se identificar teve um celular, uma moto BROS e uma quantia em dinheiro roubada. O morador estava na companhia de um amigo ao qual foi alvo dos assaltantes que subtraíram um celular e até um protetor labial. Até o momento, as duas motos modelo Honda BROS, não foram recuperadas. No dia 14, assaltantes invadiram um estabelecimento comercial na cidade de Marcolândia e levaram uma quantia em dinheiro. A polícia foi acionada e durante as diligências houve perseguição e troca de tiros. Um dos criminosos chegou a ser atingido, mas não foi possível capturá-los.

No último dia 18, uma residência na localidade Serra dos Pereiras, município de Caldeirão Grande do Piauí, foi arrombada sendo subtraída uma motocicleta, um aparelho televisor e um aparelho celular. Até o momento esses objetos não foram recuperados.

Publicidade

O capitão Gilson, comandante da Companhia de Fronteiras falou sobre a reunião e destacou vários pontos discutidos.

“Nós nos reunimos hoje para voltar ações planejadas nesse tipo de crime. Foi debate dito aqui juntamente com o comandante da Companhia Independente de Araripina o Major Edimar, que a maior parte desses problemas são decorrentes na Vila Serrania I e II que pode se dizer que fica na zona urbana de Marcolândia, porém, é uma área pertencente a Pernambuco.  Uma preocupação nossa é justamente para que eles da polícia de Pernambuco, possa enviar reforços policias para trabalhar em conjunto com os militares de Marcolândia. Da mesma forma é tratar sobre o problema de Caldeirão Grande, onde aconteceu uma onda de assaltos. A gente se reuniu com o comandante de Caldeirão, o cabo Leonel, para que ele possa dar todo o suporte e estrutura necessária, focando nessas ocorrências, juntamente com o pessoal daqui de Marcolândia. Diante disso a gente vai estar reforçando o policiamento de Marcolândia com atividades, pagando diárias e também com o efetivo da Força Tática para atenuar e diminuir esses assaltos” disse o capitão Gilson.

“Quero aqui enfatizar que a maioria dos assaltos foi em Pernambuco e não no Piauí, mas de certa forma reflete em toda essa região porque um dos fatores que contribui de forma preponderante, foi a desativação do Posto Fiscal de Pernambuco que frequentemente faziam blitz e barreiras de contenção, principalmente quando tinha crimes na região. A polícia militar de Marcolândia poderá fazer ações nas duas Vilas I e II, no Pernambuco e a polícia de Pernambuco poderá realizar operações no Piauí.” enfatizou Gilson.

O prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo – o Chico Pitu, disse que vem prestando o apoio  preciso com o objetivo de diminuir as práticas criminosas entre as regiões.

“A reunião entre os comandantes da Polícia Militar de Fronteiras, o Capitão Gilson, e, de Araripina, o Major Edmar, aconteceu no GPM de Marcolândia. Ficou acertado que ambos vão fazer as diligências em parceria. A Prefeitura de Marcolândia, entrará com o apoio de alimentação e combustíveis. Também poderá comprar as folgas dos policiais” disse Chico Pitu.

Publicidade

“Nós estamos dando o apoio que o município pode como alimentação, combustível e tudo que for preciso. Temos que procurar meios juntamente com o apoio dos policiais, com a sociedade civil organizada, vereadores, prefeito, vice-prefeito. É lamentável de mais o que está acontecendo e temos que caçar meios para dar um basta nisso aí” garantiu o prefeito de Marcolândia, Chico Pitu que recentemente esteve na 4ª Companhia de Policia em Fronteiras, a fim de buscar soluções para o problema.

De acordo com comandante do GPM de Marcolândia, Tenente De Assis, várias ações criminosas têm ocorrido em toda a região que se limíta com o Piauí e que serve como rota de fuga para criminosos.

“Muitas estradas vicinais e também os vários acessos facilitam as fugas dos criminosos”

O Comandante relatou que a reunião ocorrida na manhã de hoje, teve como objetivo discutir ações e melhorias pra sanar alguns dos inúmeros fatores que dificultam o trabalho da polícia na identificação e captura dos meliantes. Entre os pontos negativos está o efetivo reduzido, a precariedade que se encontra a viatura policial assim como também tem casos em que as vítimas não registram os boletins de ocorrência.

“Nosso efetivo aqui é muito variável. Tem dia que temos cinco, seis e também tem dias que temos três, dois homens em nossa unidade. Aqui não tem Fórum, não tem cartório e tudo a gente depende até de outros municípios” afirmou.

Publicidade

“Temos uma única viatura, uma L200 do ano de 2007 que se encontra totalmente precária, fazendo um grande barulho que é possível ouvir de longe. Já houve casos de tentativas de captura em que nós avistamos os criminosos, seguimos eles e por conta de a viatura não ultrapassar a velocidade de 60 km/h não conseguimos alcançá-los. Em algumas diligências nas tentativas de captura, houve troca de tiros entre policiais e bandidos” disse.

“Tem a questão do combustível que até o dia 18 de cada mês é cancelado o fornecimento por falta de dinheiro do Governo do Estado, aí já precisamos acionar a Prefeitura”, lamentou De Assis.

Ainda durante o desabafo e indignação pelas péssimas condições de trabalho, De Assis afirmou que a falta de estrutura por por parte do Governo do Estado dificulta o trabalho.

“Isso só está acontecendo porque a falta de estrutura é grande. O governo do Estado não fornece combustível a conta e os carros não fazem manutenção. Não dá condições de trabalho, falta viaturas, falta combustível” explicou.

De Assis pediu ajuda da população para que denuncie, procure a Policia para fazer o Boletim de Ocorrência. “Nós colocamos a disposição da sociedade”.

Publicidade

Ao todo, durante a onda de assaltos ocorridos ultimamente, a polícia já conseguiu recuperar quatro motocicletas e um carro. No entanto, até o fechamento desta matéria, duas motocicletas modelo Honda Bros ainda não foram recuperadas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS