Connect with us

DESTAQUES

Regina diz que sonha com o dia em que todos os servidores serão concursados

Publicado

em

A governadora interina Regina Sousa (PT) afirmou nesta sexta-feira (18), durante a solenidade de posse de 42 médicos, que sonha com o dia em que todos os servidores públicos do estado serão efetivos, ou seja, terão ingressado na administração por meio de concurso público, não por indicação política.

“Vocês estão entrando no serviço público pela porta mais estreita, que é o concurso. E eu sonho com o dia em que o concurso público será a única porta para ingresso no serviço público”, afirmou Regina.

A governadora fez um apelo aos novos médicos da rede estadual, para que eles “olhem para os pacientes com um olhar humano”.

“[Os pacientes] São seres humanos que, além da doença, têm outros problemas, que eles [médicos] vão ter que aguentar ouvir. Por isso eles precisam ter toda uma paciência. E, sobretudo, reforçar a prevenção, porque a prevenção evita as doenças. Então eles precisam ensinar as pessoas a ter uma vida mais saudável, para não adoecer, porque às vezes as pessoas adoecem por uma bobagem, pela falta de um cuidado qualquer”, opina a governadora.

Os médicos concursados começam a atuar a partir da próxima segunda-feira (21), nas especialidades anestesiologia, neonatologia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia, neurofisiologia clínica, neurorradiologia e urologia.

Publicidade

Eles serão distribuídos por unidades de saúde de quatro regiões: planície litorânea (Parnaíba e Piripiri), meio norte (Campo Maior e Teresina), semiárido (Valença do Piauí, Picos e Oeiras), e cerrados (São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus).

O estado possui hoje cerca de 100 mil servidores públicos, dos quais 39.479 efetivos, 32.701 aposentados, 9.551 pensionistas, 7.931 contratados, 4.644 efetivos comissionados, 2.837 prestadores de serviço, 2.700 comissionados exclusivos, 776 estagiários e 380 voluntários.

Florentino Neto diz que governo tem a intenção de realizar mais concursos para a saúde

O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirmou que a realização de concursos para médicos e demais profissionais da saúde é uma forma de prestigiar o mérito dos profissionais que melhor se prepararam para atender a população.

O gestor disse, ainda, que o governador Wellington Dias (PT) já deixou clara sua intenção de realizar mais concursos para a área da saúde, de maneira a preencher com servidores efetivos toda a demanda por profissionais nas unidades da rede estadual.

Publicidade

“Aqueles que ingressaram no serviço público por meio de concurso com certeza se qualificaram para isso. E nós queremos dar continuidade [à realização de concursos]. A decisão do governador Wellington Dias é que a gente possa ter nos hospitais do Piauí um quadro que seja dimensionado adequadamente e formado por servidores efetivos – enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, enfim, todas as profissões que são destinadas à assistência hospitalar nós queremos selecionar por meio de concurso. E a posse desses 42 médicos aponta para isso”, afirma o secretário.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, disse que governador tem interesse em fazer novos concursos (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Florentino explicou que foram convocados 92 médicos, mas apenas 42 tomaram posse nesta sexta-feira porque foram os que apresentaram toda a documentação exigida, estando aptos a assumir os postos de trabalho. “Outros apresentaram a documentação, mas nossa divisão de recursos humanos identificou algum problema nos documentos. Nós enviamos esses casos para a Procuradoria-Geral do Estado e estamos aguardando o parecer da PGE para dar posse aos demais médicos, se a Procuradoria entender que a documentação está regular”, ressaltou.

Por: Cícero Portela

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS