Connect with us

DESTAQUES

Reportagem mostra o drama da população pela falta de água em Padre Marcos; assista!

Publicado

em

Uma reportagem produzida pela TV Picos – Canal 13, mostrou o drama que vive a população da sede  de Padre Marcos pela falta de água, que  assim como outros municípios do semiárido  piauiense passa pelo sexto ano de seca.

O repórter, Jonas Rocha, esteve no município e mostrou a situação que passa os moradores. O município, que fica situado a 310 km da capital Teresina, era abastecido pelo açude Caboclo, situado na divisa entre os municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos, que a quatro meses secou.

A cidade passou desde então, a ser abastecida pela Barragem do Estreito, que fica na divisa dos municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo, que está com apenas 10% da capacidade, mas a água que chega às torneiras dos moradores é imprópria para o consumo.

A dona de Casa, Maria Luíza da Conceição, recebe água na torneira, mas para o consumo ela precisa comprar no carro pipa. Segundo ela, a água fornecida não serve para beber ou fazer comida. ” A água que vem na torneira não tem como ser consumida. Ela é preta e tem mau cheiro”, disse.

A aposentada, Maria  Raimunda, disse que o salário mínimo que recebe é insuficiente para  as despesas e ainda comprar água. “Pago  a água que vem da torneira que só serve para lavar roupa e louça, e agora que não tem mais a água da Defesa Civil, tem que comprar um  balde desse, que é  R$ 15 reais, 30 reais dois balde para o mês”, declarou.

Publicidade

Há duas semanas, a situação piorou ainda mais, quando a operação carro pipa, executada pela Defesa Civil, foi suspensa por falta de recursos.

A prefeitura conta apenas com um caminhão para abastecer, que não atende a grande demanda da cidade.  O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que o abastecimento de água na sede do município é crítico.  “O açude de Caboclo secou e passou a ser abastecido pela barragem do Estreito, onde a água é impropria para consumo, os 13 carros pipas que abastecia a sede  foi suspensa. O  nosso município se encontra em calamidade pública pela falta de água”, disse o gestor .

Valdinar ainda relatou que tem procurando resolver a situação e que no momento, uma  solução seria perfuração de poços.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS