Connect with us

DESTAQUES

São João do Galo é resgatado com sucesso em Jaicós e encanta o público

Publicado

em

Resgatado pela gestão do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), um dos mais tradicionais eventos culturais de Jaicós voltou a encantar a população do município. No último final de semana, nos dias 14 e 15 de julho, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, promoveu a 24ª edição do São João do Galo.

Veja como foi o 1º dia!

Veja a cobertura fotográfica do 2º dia!

A Quadra Poliesportiva do Centro voltou a ser palco do grandioso evento de promoção e valorização da cultura popular nordestina. O espaço recebeu ornamentação característica do interior, associado a um grande letreiro com o nome de Jaicós. A riqueza de detalhes chamou a atenção dos visitantes e se tornou cenário de muitos registros fotográficos e alvo de elogios.

O evento mostrou o potencial e a riqueza cultural do centenário município. No primeiro dia, o São João do Galo teve uma programação mais voltada para a valorização da sua própria riqueza cultural. Foram diversas apresentações culturais que envolveram dezenas de crianças, jovens e até idosos.

Um dos momentos marcantes foi a iniciativa de inclusão social do São João do Galo, que possibilitou a participação de uma quadrilha junina – denominada “Dançando com as batidas do coração” – formada por um grupo de surdos do povoado Várzea Queimada.

Publicidade

Em sincronia, movidos pela alegria e coordenados pela moradora Marcilene Barbosa, eles apresentaram passos das tradicionais quadrilhas juninas. Ao final, foram calorosamente aplaudidos pelo público.

No segundo dia, o Festival Regional de Quadrilhas Juninas proporcionou um verdadeiro espetáculo ao público que lotou as arquibancadas. A competição contou com a participação de quatro grupos das cidades de Araripina-PE, Valença, Paulistana e Picos. A grande campeã da noite foi a “Balanço Junino”, de Araripina. Em segundo lugar ficou a “Evolução Caipira” de Valença, seguida da “Mistura Caipira” de Paulistana.

Outro grande atrativo do São João da cidade de Jaicós foram os shows de forró, ritmo predominante e que embala as festas no Nordeste neste período do ano. Na primeira noite, o sanfoneiro Caninana do Forró foi a grande atração do evento. No segundo dia, artistas locais como Chiquinho do Acordeon, e regionais, como Alvino Luz e Edy Sakana alegraram o público.

A 24ª edição do São João do Galo, que marcou o resgate de um dos mais belos eventos culturais de Jaicós, foi considerada um sucesso.

Para o vice-prefeito Francisco de Lima Rodrigues, o Branco – PSDB, o sentimento é de dever cumprido. “A gente pregou que a cultura seria resgatada e a juventude valorizada, dentro do nosso projeto de reconstrução do município de Jaicós. E hoje, com a realização do São João do Galo, estamos cumprindo com o que foi prometido. O poder público esteve em débito com essa área, e nós estamos escrevendo uma nova história e oferecendo aos jovens e à toda a população aquilo que lhe faltou, a cultura, o lazer, o entretenimento”, disse.

Publicidade

O prefeito Neném de Edite fez uma avaliação positiva. “O São João do Galo foi um grande sucesso. A participação do povo comprovou que a iniciativa da gestão em resgatar o São João foi corresponde aos anseios da população. O povo de Jaicós precisava e merecia esta festa, merece ter o seu São João do Galo de volta. Me sinto muito feliz em poder estar à frente da gestão municipal e poder, junto com a nossa equipe de governo, promover essa grande festa e proporcionar momentos de alegria para a nossa gente”, disse, afirmando que a autoestima da população jaicoense está sendo resgatada.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS