Connect with us

DESTAQUES

Saúde promove palestras sobre suicídio e prevenção de câncer do colo do útero em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria de Saúde, promoveu na noite desta segunda-feira (25/09) na Quadra de Esportes, um ciclo de palestras educativas de combate ao suicídio, depressão e ansiedade e orientação e prevenção contra o câncer do colo uterino.

Os temas mobilizaram a população vilanovense. As palestras foram ministradas pela psicóloga, Thuanny Mikaella; pelo biomédico Cleidivan Brito e a enfermeira Shirleny. O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Almerinda Luz, é informar, prevenir e conscientizar a população vilanovense sobre esse problema de saúde pública – o suicídio – que já é comum no Piaui. “Nós aderimos a campanha Nacional Setembro Amarelo, que consiste na busca pela conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Falar é a melhor solução; por isso estamos realizando este evento para combater este possível problema que afeta as famílias brasileiras”, frisou.

Sobre as vantagens da prevenção do câncer do colo do útero, na população feminina, discutido também nas palestras, a secretaria destacou que o diagnóstico precoce é a principal arma no tratamento contra a doença.

A Psicóloga Thuanny Mikaella deu importantes dicas sobre prevenção do suicídio, depressão e ansiedade, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

Já o Dr. Cleidivan Brito enfocou na necessidade de realizar periodicamente a coleta do exame citopatológico do colo do útero, também chamado de exame pré-câncer ou Papanicolau.  Segundo o biomédico, é o tumor mais fácil de diagnosticar precocemente pelo exame. “Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas. Por isso a necessidade do exame clínico”, explicou.

Publicidade

A enfermeira Shirleny abordou sobre o papilomavírus humano (HPV) explicando que é uma doença sexualmente transmissível, com mais de 100 tipos diferentes de infecção. Entre as mais graves formas de manifestação, o HPV pode causar o câncer de colo de útero. “A boa notícia é que a vacinação previne contra o vírus, em 90% dos casos” alertou a enfermeira.

O prefeito falou na abertura do evento e destacou o apoio da Prefeitura em ações que melhorem a vida das pessoas. “A gestão trabalho e compromisso preza pela prevenção, pela conscientização, para assim promover a saúde e o bem estar do nosso povo”, disse o gestor.

Centenas de pessoas prestigiaram o evento. Dentre outros estiveram presentes, o prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito Antônio Tiago; a primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; os vereadores, Roberto Moura, Severo Sousa, Flávio Sousa, Adonelys, Deijano Lima, Bibia de Benicio; a segunda dama, Katia Leila; a secretária de Educação, Edinete Brito; o secretário de Administração, Dorgivaldo Paulo; o secretário de Governo, Erivan Brito; os doutores, Roberto Enrique, Gerônimo Manoel, Mikaella Rocha, Milena Leal; o Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Gessé Nunes; as  diretoras de escolas, Evinha Lima, Luzia, Alicinete, Luzia, Francinete, Ignez Silva; as coordenadoras de escolas,  Eliene Luz, Goretti de Deus, Gorete Leal, Jasmira,  Antônia Maria, Jenecina; o ex-prefeito Totonho e o professor Irismar – representando a secretaria de Cultura Marli Veloso.

        

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS