Connect with us

Alegrete do Piauí

Secretaria de Cultura promove grande aula inaugural de dança e abre atividades da pasta na nova gestão de Márcio Alencar

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, através de Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na noite desta terça-feira (14) a grande aula inaugural das modalidades de dança oferecidas na nova gestão de Márcio Alencar.

Até esta data, mais de 250 alegretenses de todas as idades inscreveram-se no grupo de dança dos idosos, grupo de dança dos adolescentes, ballet,  zumba/aeróbica e capoeira.

O projeto de ofertar aulas de dança é parte das novas medidas do prefeito Márcio Alencar e da vice Hermilinda Gomes, para promover mais bem estar, lazer e cultura à população, afim de que, através destas inovadoras ações, os alegretenses possam melhorar a qualidade de vida e recriar sua identidade cultural.

O prefeito anunciou ainda a implantação inédita de uma sala de ballet apropriada, com equipamentos adequados e necessários a prática, como espelhos, barras e outros, além de presentear as alunas da referida modalidade com o collant, parte de maior custo da vestimenta do ballet. Os alunos de capoeira também serão presenteados com as camisetas do grupo.

‘Marcinho’ afirmou estar atendendo aos anseios da população, ampliando seus esforços para o desenvolvimento da cultura no município, custeada com recursos próprios.

Publicidade

(Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

O evento desta noite contou com a presença de autoridades locais como a primeira-dama Andréa Sousa e a vice-prefeita Hermilinda Gomes; além de alunos inscritos, pais e sociedade em geral, que lotaram o ‘Espaço Cultural’.

O objetivo da realização foi apresentar os professores aos alunos, tirar dúvidas e prestar diversos esclarecimentos sobre o funcionamento das oficinas, vestimenta adequada para cada modalidade, locais e horários de execução das aulas.

Secretário Municipal de Cultura, Iago Sousa e primeira-dama Andréa Sousa. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Em sua fala, a primeira-dama Andréa Sousa relatou o interesse da nova gestão em melhorar o município como um todo, integrando uma boa atuação da cultura, educação, esporte, saúde e assistência social. Feliz com o enorme público presente, a mesma reforçou os valores morais adquiridos na nova forma de fazer cultura e a necessidade das famílias de se reconhecerem na mesma, desenvolvendo um conjunto de bons comportamentos que serão deixados as próximas gerações.

Publicidade

Andréa citou também os diversos benefícios advindos das práticas oferecidas, que vão além da base artística, como o alívio do estresse, a integração social e a melhoria na saúde física e psicológica.

Na ocasião, a primeira-dama oficializou as boas-vindas ao mais novo secretário de cultura que está a frente das realizações apresentadas, Iago Sousa. “Escolhemos o Iago pelo potencial dele para desenvolver a Cultura no município. É uma pessoas que tem coragem de trabalhar e queremos que nos ajude com seu entusiasmo e sua força jovem. Seja muito bem-vindo! Tenho convicção que dará tudo certo”, concluiu Andréa.

Secretário Municipal de Cultura, Iago Sousa e Inspetora Municipal de Ensino, Virgínia Célia. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

A Inspetora Municipal de Ensino e ex primeira-dama, Virgínia Célia, destacou a oportunidade de este ano desenvolver também mais cultura aliando as ações da pasta com as atividades oferecidas no programa ‘Mais Educação’, que irá funcionar no município de maneira mais ampla este ano. A mesma solicitou ainda todo apoio e participação dos munícipes, para de fato colherem os frutos dos esforços e da aliança entre poder público e população. Célia também deu as boas-vindas ao novo secretário Iago Sousa, relatando alguns de seus trabalhos em gestões anteriores. “Quero que você se sinta em casa no meio do nosso grupo, pois você veio com todo nosso carinho e respeito, como todos os secretários que já foram ou ainda serão nomeados pela gestão. Você é muito bem-vindo pela sua capacidade”, finalizou.

Secretário Municipal de Cultura, Iago Sousa. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Publicidade

O secretário de Cultura, Iago Sousa, reafirmou sua satisfação em poder estar a frente da pasta e desenvolver projetos que ajudem a desenvolver Alegrete e promover o bem social, sobretudo junto aos jovens, auxiliando-os na inserção em meio a grupos saudáveis que trabalhem princípios de moral, disciplina e respeito.

“Nós, gestores públicos, temos o dever de oferecer grupos como estes para tirar os jovens da ociosidade em que vivem; ocupando o tempo e a mente, e fazendo com que tenham interação social”, relatou.

Iago Sousa Rodrigues foi nomeado no dia 1 de fevereiro de 2017. Ele é radialista, professor e editor de portal de notícias. Já participou de diversos movimentos sociais da igreja católica, de grupos de cultura. Foi diretor da rádio Maravilha FM, assessor de comunicação da gestão do ex-prefeito Joaquim Leal (Alegrete) e Arinaldo Leal (Vila Nova), professor da rede estadual de ensino e monitor do Mais Educação. Hoje é Conselheiro Tutelar licenciado (Alegrete) e assessor de comunicação da gestão de Edilson Brito (Vila Nova) e da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí.

PROFESSORES

Professora de dança Zélia Nogueira. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Publicidade

Há 10 anos na área de dança, Zélia Nogueira foi apresentada como professora das oficinas junto ao grupo dos idosos e dos adolescentes.

Zélia já ministrou aulas de dança em quase 40 municípios da região de Picos, incluindo Alegrete. Com vasta experiência, a mesma dá aulas hoje no município de Santo Antônio de Lisboa e comanda o ‘Grupo Picoense’ de dança. A professora aproveitou a ocasião para demonstrar na prática um pouco de seu trabalho e trazer o público presente para uma breve e divertida aula.

Em sua fala, Zélia relatou a satisfação de poder voltar a trabalhar em Alegrete e parabenizou a gestão por tamanha atitude em oferecer oportunidades que não existem em cidades maiores da região.

Professor de Ballet e Zumba/Aeróbica, Igor Nogueira. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Com formação em Ballet Clássico há 16 anos, o professor e engenheiro químico, Igor Nogueira, foi anunciado como ministrador das aulas de ballet e zumba/aeróbica.

Publicidade

Igor tem vasta experiência no ballet de grupos conhecidos na região como as bandas ‘Gatinha Manhosa’ e ‘Moleca Sem Vergonha’. O bailarino reside hoje no município de Araripina-PE, onde possui uma escola de ballet, o ‘Estúdio I’.

Na aula inaugural desta noite (14), o professor, que soma cerca de 180 alunos matriculados dentre suas turmas, aproveitou a oportunidade para brincar com os presentes e destacar o funcionamento e benefícios de suas aulas, sobretudo sociais. “Ballet também é pra gente humilde, gente que tem potencial e quer sair do lugar onde está e progredir para outro”, afirmou.

Professor de zumba/aeróbica e capoeira, Rodrigo Aquiles. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Com mais de 5 anos de experiência na dança, o acadêmico de Educatção Física da UESPI, Rodrigo Aquiles, é a ‘prata da casa’ convidado para ministrar aulas de capoeira e de zumba/aeróbica.

Em sua fala, Rodrigo destacou o inédito feito de uma gestão pública local em oferecer, de maneira tão organizada e ampla, as diversas oficinas e opções de dança.

Publicidade

Além de prestar esclarecimentos sobre o desenvolvimento das aulas, o futuro educador físico relatou os benefícios da dança e exercícios na prevenção de doenças cardíacas, artrite, artrose e outros. Ele enfatizou o caráter educativo de suas aulas na promoção da disciplina e respeito, além do fortalecimento dos músculos.

As aulas terão início na próxima semana, na terça-feira (21) e quarta-feira (22), no Espaço Cultural e na Academia Pública.

O cronograma exato será oficializado pela Secretaria Municipal de Cultura nos próximos dias.

Confira as imagens (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva):

Vice-prefeita Hermilinda Gomes e vereador Constâncio Ramos. (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Publicidade

Grupo Picoense (Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Por Sarah Maia – Ascom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS