Connect with us

DESTAQUES

Secretário estadual de Saúde visita Simões para implantação do CAPS

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito de Simões, ‘Zé Ulisses’, acompanhado do secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis Costa, além de diversas autoridades locais e regionais, estiveram na cerimônia de inauguração do mais novo atendimento em saúde no município, o Centro de Atenção Psicossocial.

A implantação do CAPS, que atenderá à população desta região que sofre com algum transtorno psíquico, tem sido trabalhada desde a gestão passada, em 2015, quando os municípios de Simões, Marcolândia e Curral Novo firmaram parceria para juntos buscarem a viabilidade do investimento, atendendo as exigências do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Centro em Simões, Maria Suely de Carvalho, relatou, em sua fala, toda etapa burocrática vivenciada pela mesma até a presente inauguração. Ela explicou aos presentes na cerimônia a funcionalidade do CAPS, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Maria Suely enfatizou o objetivo da equipe profissional de oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários, resgatando a cidadania em função da discriminação que sofrem.

“Os serviços são feitos de forma individual e também coletiva (grupos). Atendemos o indivíduo que tem sofrimento mental e sua família, para que a gente possa novamente inserir essas pessoas no meio social. Para isso trabalhamos o que chamamos de projeto terapêutico singular, abrangendo não apenas o indivíduo em si, mas todo seu contexto, o lugar onde está inserido, a família e o território,” explicou a coordenador, que afirmou ainda a plena dedicação da atual gestão e todos os profissionais na busca de modificar as características estereotipadas das pessoas que tem sofrimento psíquico.

Até o momento o CAPS de Simões já conta com 30 pacientes e a coordenação espera acolher mais pessoas que necessitem do atendimento, através da parceria junto às equipes de Saúde da Família dos três municípios, que farão o mapeamento para identificação dos pacientes.

Publicidade

Os tratamentos serão realizados de acordo com a necessidade individual de cada paciente, podendo ser de maneira intensiva (com frequência diária de segunda a sexta), semi-intensiva (de duas a três vezes semanais) ou não intensiva (pequena frequência mensal). A classificação será realiza logo no acolhimento e acompanhados pela coordenadora e pela equipe multifuncional composta por médico psiquiatra, enfermeira, assistente social, psicóloga, técnica de enfermagem e educadora física.

O secretário de Saúde do Estado, Francisco de Assis Costa, relatou a satisfação pelo grande momento em que é entregue mais um importante equipamento de saúde à Simões e região, oportunizando o tratamento adequado aos que sofrem com problemas psíquicos. Em sua fala, o secretário expressou reconhecimento por todos que se emprenharam para a implantação do CAPS desde o início e enfatizou a necessidade, sobretudo em tempos de crise, dos municípios se unirem sempre mais e de trabalharem com dedicação na atenção básica de saúde. “Devemos melhorar a saúde com a visão de fortalecer a atenção primária de saúde. Municípios que fortalecem este atendimento estão resolvendo de 80% a 95% dos seus problemas com a boa atenção primária de saúde, este é o foco que queremos trabalhar.”

Francisco Costa aproveitou a passagem pela região para verificar in loco as necessidades locais dos municípios, destacando o desejo do governador Wellington Dias em firmar sempre mais parceria para fortalecer os serviços oferecidos.

O prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, o ‘Zé Ulisses’, pontuou o grande investimento ora implantado, relatando sua gratidão as parcerias junto aos órgãos públicos para tornar possível o funcionamento do CAPS no município e região, que possui sua grande demanda. O gestor afirmou ainda estar em conversa junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, para viabilizar novos investimento em saúde no município, sobretudo na parte de estruturação física do hospital municipal e da unidade mista de saúde, bem como a melhoria na qualidade dos serviços prestados.

‘Chico Pitú’, prefeito da cidade de Marcolândia, também esteve presente na cerimônia e reafirmou o empenho da sua gestão e seus profissionais para o bom funcionamento da parceria, fechada desde sua última administração. O gestor destacou ainda a necessidade de mais pactos entre municípios para o fortalecimento dos mesmos. “Queremos o apoio dos municípios, o apoio do estado e todo mundo se organizando, tentando ajudar um ao outro, que sempre quem vai ganhar com isso é a população”, finalizou o prefeito.

Publicidade

No evento, estiveram presentes também a vice-prefeita de Simões, Claudeir Feitoza; o prefeito de Caridade do Piauí, ‘Toninho’; o secretário de Administração de Simões, Edilberto Abdias de Carvalho; a secretária de Saúde de Simões, Isamária de Carvalho Dantas; a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Feitoza; além de vereadores, ex-prefeitos, políticos da região e profissionais especializados na área.

Após a cerimônia, o prefeito ‘Zé Ulisses’ acompanhou o secretário estadual de Saúde, junto as demais autoridades, em visitas ao Hospital Municipal e à Unidade Mista de Saúde, em verificação das necessidades de melhorias dos locais.

O CAPS inaugurado está sediando na Rua Alfredo Alves, em Simões e atenderá no horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Confira as fotos:

Fonte: Piauí em Foco

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS