Connect with us

Belém do Piauí

Shows com Mastruz, Lamarck e Cristiano atraem multidão ao povoado Caboclo, em Belém do PI

Publicado

em

Realizado pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí ha sete anos, o ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’ tem crescido e atraído um número maior de visitantes a cada edição. No último domingo (15), uma multidão de pessoas lotou a quadra do povoado Caboclo para prestigiar o segundo dia do evento.

_Clique aqui e veja fotos do 2º dia!

Um dos principais atrativos deste ano foi o show da banda cearense Mastruz com Leite, uma das mais cogitadas para as festas juninas de todo o Brasil. Sempre que se fala em São João, se lembra de Mastruz com Leite.

A banda foi a segunda atração artística do segundo dia de festa. Mastruz subiu ao palco já na madrugada da segunda-feira, 16, e embalou o grande público ao cantar grandes sucessos dos seus 26 anos de carreira. Além de Matruz, também se apresentaram no palco cultural Lamarck e Akangaia e o cantor Cristiano Pipow. Os shows se estenderam até o amanhecer do dia seguinte.

O segundo dia do evento foi marcado, também, pela apresentação cultural feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com uma coreografia da música ‘Frevo Mulher’, de Zé Ramalho, e as participações de duas quadrilhas juninas, a Caboclo Nordestino, formada por um grupo de jovens de Belém, que abordou a temática “Entre o antigo e o novo”; e a Chamego Bom, junina da cidade de Jaicós, que apresentou o espetáculo “A paixão em versos de cordel”, que já foi campeão em quatro festivais de quadrilhas no interior do Piauí este ano.

Publicidade

Outra importante manifestação cultural evidenciada no evento foi a da viola,  através da apresentação feita pelos músicos, poetas e repentistas Vitorino Bezerra, Netinho Macedo e Hipólito Moura.

Além de preservar e valorizar a cultura popular nordestina, o ‘Belarraiá’ se destaca, também, por proporcionar entretenimento e lazer para a população do município e visitantes, como também, por movimentar a economia local, oportunizando a geração de renda temporária através da comercialização de bebidas e pratos típicos da culinária regional.

Outro ponto importante é a valorização do povoado Caboclo, situado distante cerca de 5 km da sede do município, que, com o contínuo crescimento do evento,  tem se destacado e ganhado notoriedade, tornando-se um dos principais roteiros das festas julinas no interior do Piauí.

O evento foi alvo de elogios. Quem participou e parabenizou a organização pelo sucesso foi o deputado estadual Severo Neto. “Me alegro em voltar ao município de Belém do Piauí para rever os amigos e prestigiar essa grandiosa festa. O prefeito Ademar e toda a sua equipe tem se superado a cada ano na realização do Belarraiá. Quero aproveitar para parabenizar ele e a ex-prefeita Débora por realizarem esse evento e valorizar a cultura nordestina com as quadrilhas, os violeiros e com o forró tradicional”, disse.

Satisfeito com o sucesso do evento, o prefeito Ademar agradeceu aos milhares de pessoas que participaram e fizeram desta uma das maiores edições do Belarraiá em sete anos de história. “A gente fica feliz em ver essa multidão aqui no Caboclo, e ver que a nossa festa tem crescido, mesmo nesse tempo difícil, de crise [econômica]”, disse. Como estratégia para fomentar o evento, o gestor pagou metade do 13º salário aos servidores do município, injetando mais de 142 mil reais na economia local. “Esse dinheiro extra com certeza ajudou no crescimento da festa”, pontuou.

Publicidade

Dentre outros, estiveram presentes a primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa Cristiana Carvalho, secretários municipais, os vereadores Bernardino Carvalho, que é presidente da Câmara Municipal, Francisco Felipe (Cicisso), Antônio Marcelino (Seu Antônio) Luís de Sousa Carvalho (Luisinho), Roseane Ribeiro, Ildmar Honorato, Francisco Zacarias (Burenga), a vice-prefeita de Massapê do Piauí, Luíza Cecília e o esposo, o advogado João Deusdete, o vereador Francisco das Chagas (Chaguinha) de Picos, dentre outros.


NOTÍCIA RELACIONADA:
–  Apresentações culturais e homenagem aos pioneiros marcam abertura do Arraiá do Caboclo Nordestino


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS