Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | ‘Chá Literário’ incentiva alunos à leitura e destaca os principais nomes da literatura brasileira

Publicado

em

“Chá Literário – Doce Sabor da Leitura”. Esse foi o tema de um projeto educacional desenvolvido pela Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A turma de Pedagogia da Universidade Aberta do Piauí, polo de Simões, também colaborou com o projeto.

De acordo com o projeto, a leitura é uma habilidade que se desenvolve com prazer e hábito. A ideia do “Chá Literário” é unir a leitura e a arte, estimulando nos alunos ideologia de que ler não é complicado, nem cansativo, é um prazer.

As atividades práticas tiveram início no dia 21 de agosto, em sala de aula, e encerraram com um grande evento realizado na última sexta-feira, dia 08 de setembro, na Quadra de Eventos, onde as escolas da sede e da zona rural compartilharam entre si e apresentaram à população os resultados do trabalho.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS!

No espaço, as escolas montaram estantes para exposição do material produzido pelos alunos. E no palco, foram realizadas diversas apresentações, com musicais e peças teatrais, dramatizações, dentre outras. Autores que muito contribuíram para a riqueza literária do Brasil foram representados e homenageados pelos alunos, dentre estes, Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Maria Clara Machado, Monteiro Lobato, Maurício de Sousa, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Ruth Rocha, Torquato Neto e Ziraldo.

Publicidade

Os alunos conseguiram encantar o público presente com suas apresentações, a partir das obras dos autores, que falaram de temas que são próximos de objetos do nosso mundo e do nosso cotidiano, da natureza e da infância, sempre com muita fantasia, criatividade e desenvoltura. Personagens como a boneca Emília, da obra infantil de Monteiro Lobato, e Mônica, de Mauricio de Sousa, foram lembradas pelos alunos.

A culminância foi elogiada pelos oradores, ao final. “Chegamos ao final do I Chá Literário felizes com o sucesso dos trabalhos realizados nas escolas. Nossos objetivos foram alcançados, graças ao empenho de todos. Quero nesse momento, em nome da Secretaria Municipal de Educação, agradecer e parabenizar a todas as escolas, professores e alunos, que fizeram esse brilhante trabalho, com amor e dedicação. Agradeço, ainda, a Universidade Aberta do Piauí, em especial ao curso de Pedagogia, pela grande colaboração, e ao prefeito Zé Ulisses, pelo apoio incondicional. Sem a contribuição de cada um de vocês nada disso seria possível”, disse Íris Elaine, secretária de Educação.

“Foi um brilhante trabalho. Fiquei emocionado com as apresentações. Esse projeto mostrou o potencial de leitura e artístico dos nossos alunos. E diante desse sucesso, quero aqui parabenizar e agradecer aos professores e a todos que contribuem com a educação do nosso município. Sabemos que por trás desses alunos brilhantes estão o esforço e a dedicação dos mestres”, disse o prefeito Zé Ulisses, em seu pronunciamento. Em entrevista, o prefeito reafirmou seu compromisso de trabalhar em prol da educação. “A Educação é uma área prioritária da nossa gestão. Desde que assumimos o município temos buscando implementar melhorias, seja na infraestrutura física, com as reformas das escolas, ou de pessoal, com a capacitação dos professores. Educação é o maior investimento que nós podemos oferecer em benefício da população de Simões”, pontuou.

Homenagens
Durante o evento, a Prefeitura e a Secretaria de Educação prestaram homenagens com a entrega de placas de Menção Honrosa à professora Terezinha de Jesus Carvalho e ao maestro Sousa e Romero Rodrigues de Souza, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Simões, à frente da Banda Marcial Avelar Dantas.

Presenças
O evento contou com as presenças de diversas autoridades, como a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a primeira dama e secretária de Saúde, Isamaria Dantas, os vereadores Gilson Cândido (presidente da Câmara), Pedro Custódio, Zezé Morais, Ademir Silva e Irmão Amâncio, o supervisor da Rede Estadual, Adalberto Carvalho, dentre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS