Connect with us

DESTAQUES

Simões comemora 64 anos de história e festas atraem multidão à cidade dos ventos

Publicado

em

Simões, a cidade dos ventos, completou 64 anos de emancipada no último domingo, dia 22 de julho. E para comemorar a data histórica, o Governo Municipal, através do prefeito José Wilson de Carvalho, preparou vasta programação para celebrar com a comunidade.

Foram sete dias com atividades cívicas, esportivas, religiosas, culturais e festivas. A programação teve início dia 10, com a inauguração da Sala de Estabilização no Hospital Municipal Zuca Batista, um importante reforço para a área da saúde, destinado ao acolhimento de pacientes em estado grave, vítimas de acidentes e acidente vascular cerebral, por exemplo, até sua transferência para outros centros de saúde.

No dia 13, dentro da programação, a gestão realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, um momento participativo dedicado elaborar o Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município e em prol da melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Nos dias 18 e 19, o público infanto-juvenil foi, por mais uma vez, o alvo das ações, com a realização do Espaço Cidadania e do Projeto Batendo um Bolão, com a realização do I Torneio Intercolegial.

No dia 20, a programação abriu espaço para os cuidados com a saúde. Em praça pública, uma estrutura foi montada para oferecer serviços de massagens terapêuticas, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, escovação supervisionada, avaliação de câncer bucal, instruções para primeiros socorros, orientações para combate e controle das dores da coluna, além da emissão do cartão do SUS.

Publicidade

À noite, na Igreja Matriz de São Simão, foi celebrada uma missa em ação de graças pelos 64 anos de emancipação do município de Simões, presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local, que homenageou e parabenizou o município, desejando que a paz o e amor de Deus habitem o coração de todos munícipes. Após a missa, em praça pública, aconteceu um momento cultural, com apresentações de danças e o tradicional show de calouros.

No sábado, dia 21, aconteceu a final do 18º Campeonato Municipal de Futebol Amador de Simões. A competição teve início no mês de abril, com a participação de 10 times do município. Com as melhores campanhas, Veteranos e Grêmio chegaram à grande final. No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 1 a 1, levando a disputa para os pênaltis. O Grêmio, que sofreu o primeiro gol do jogo, conseguiu reverter a situação e conquistou o título da edição 2018.

A premiação aconteceu em praça pública. Ao todo, como forma de incentivo e apoio ao esporte local, foram distribuídos 13 mil reais de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas definitivos. O campeão, Grêmio, levou 7 mil reais; o vice, Veteranos, R$ 4 mil; e 1 mil reais para o terceiro lugar, Real Madrid. Também foram premiados com 500 reais, cada, o melhor goleiro, Ismael, do time Maria Preta; e o artilheiro Gildean, da equipe de Veteranos.

Após a cerimônia de premiação do Campeonato, foi realizado o sorteio da campanha IPTU Premiado, que ofereceu descontos de 50% e ainda distribuiu 10 prêmios entre os contribuintes que pagaram seus impostos até o dia 21 de julho. Os prêmios foram TV 32, ferro elétrico, fogão, liquidificador, batedeira elétrica, bicicleta infantil, geladeira, micro-ondas, ventilador e bicicleta adulto.

No mesmo dia, no palco cultural, aconteceu o primeiro dia de festa. Duas atrações se apresentaram no evento, a banda Sorriso de Menina e o Forró Mala 100 Alça. Um grande público lotou a praça da matriz para assistir aos shows.

Publicidade

A programação comemorativa encerrou no domingo, dia 22, data oficial do aniversário. Logo cedo aconteceu a alvorada festiva, com a participação da Banda Marcial Avelar Dantas, que percorreu ruas do Centro, encerrando em frente à sede do Poder Executivo Municipal, onde aconteceu cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras.

Em seguida, o prefeito Zé Ulisses, ao lado da vice-prefeita Claudeir Feitosa, secretários, assessores, vereadores e outras personalidades, participaram de inaugurações no povoado Serra dos Cláudios, onde foram entregues à população importantes benefícios, como a pavimentação de ruas, um total de 2,7 mil metros quadrados, onde foram investidos mais de 242 mil reais, através de convênio entre a Prefeitura de Simões e a Codevasf, e a ampliação da rede de energia elétrica, executada com recursos próprios, beneficiando, dentre outros, a quadra poliesportiva da comunidade, possibilitando o uso do espaço à noite.

Na sede do município, a comitiva visitou obras de construção de abrigos de passageiros, e a pavimentação de ruas no Bairro Veneza, onde foram construídos 9,5 mil metros quadrados de calçamento. Zé Ulisses também deu por entregues a recuperação de calçamento, da rede de esgoto em vias públicas, o muro da quadra poliesportiva do povoado Monte Santo, a reforma do espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Retiro Grande, a ampliação de rede elétrica do povoado Maria Preta e do povoado Monte Santo.

A programação comemorativa ao 64º aniversário de Simões encerrou à noite, quando foi oferecido um jantar na residência do prefeito Zé Ulisses e da primeira dama e secretária de Saúde, Dra. Isamária Dantas, onde o casal recepcionou correligionários políticos e amigos, além do senador Ciro Nogueira, do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano Neto.

O evento chegou ao seu ponto alto com os shows de Iohannes, Caninana do Forró e Felipão, reunindo uma grande multidão em praça pública, consolidando esta como uma das maiores festas do município nos últimos anos.

Publicidade

_Felicitações 

Ao final, o prefeito Zé Ulisses, que esteve presente em todos os momentos da programação, comemorou o sucesso do evento. “Agradecemos a Deus pela oportunidade de estarmos comemorando essa importante data, que é aniversário de nosso município. Me sinto feliz e muito honrado de estar à frente da gestão, de poder estar contribuindo com o meu município, trabalhando pelo seu desenvolvimento e pela melhoria de vida da população”, disse. Zé Ulisses é o terceiro filho de Abdias Carvalho a governar o município. Antes dele, também administraram Simões seus irmãos, João Batista e Edilberto Carvalho. Em entrevista, ele ressaltou que sua família tem contribuído significativamente com a história e com o desenvolvimento do município”.

O prefeito destacou que Simões vive um bom momento e tem o que comemorar. Segundo ele, mesmo em meio à crise econômica que tem comprometido o desenvolvimento de muitos municípios, Simões tem conseguido avançar. “Nosso município está organizado, com servidores e fornecedores em dia, e ainda estamos conseguindo investir recursos próprios em obras e ações em prol da população”, pontuou.

A vice-prefeita Claudeir Feitosa parabenizou o município pelos seus 64 anos de emancipação política, estendendo a todos que contribuíram e contribuem com sua história. “Parabenizar e agradecer a nossa gente, ao nosso povo que, com seu trabalho, contribui sempre para o desenvolvimento de nossa terra, e ao prefeito Zé Ulisses pela gestão, que mesmo diante das dificuldades, tem desenvolvido o município. Que Deus nos abençoe.”

O ex-prefeito e atual secretário de Administração, Edilberto Carvalho, destacou que Simões tem evoluído em suas administrações. “Simões chegou aos 64 anos na melhor fase. Tem melhorando a receita do município, e isso tem possibilitado a administração arcar com seus compromissos financeiros com o servidores, com os fornecedores, e muitas obras tem acontecido em todos os recatos do município. A população tem ganhado com isso. […] Minha mensagem é de fé, de esperança, que o município continue crescendo e que Deus ilumine as mentes dos administradores e de toda a gente”, disse.

“Simões é uma cidade pela qual tenho um carinho enorme. Nasci politicamente aqui, sempre fui muito bem votado, e agora temos uma parceria com o nosso prefeito progressista, o prefeito Zé Ulisses. Eu fico muito feliz de retornar ao município e ver o município cada dia mais estruturado, se desenvolvendo, no rumo certo. E eu fico feliz em contribuir com esse desenvolvimento, ao lado do nosso deputado Júlio César, do deputado Georgiano Neto e do nosso governado Wellington Dias”, disse o senador Ciro Nogueira.

Publicidade

O deputado federal Júlio César também deixou sua mensagem ao município e ao povo de Simões. “Me sinto feliz de estar aqui participando desta festa em comemoração a emancipação, que foi uma transformação na economia, na melhora da renda, nas condições de seu povo e sua gente. Trago uma mensagem de fé, de otimismo e de muito comprometimento. Temos dado a nossa contribuição e vamos continuar dando prioridade a todos pleitos e encaminhamentos feitos por este grande prefeito que nós temos, e com isso, melhorar as condições da vida da população”, disse.

Deputado estadual Georgiano Neto falou da alegria de retornar a Simões e participar das comemorações aos 64 anos do município ao lado do prefeito Zé Ulisses e de todos que fazem parte da gestão e do grupo político. “É um momento de festa, de alegria e de comemoração pelo desenvolvimento desta terra. E aqui tem muitas ações que o nosso mandato pode intermediar em parceria com o Governo do Estado, com o deputado Júlio César, na área da saúde, educação, infraestrutura, agricultura, da cultura. Fico muito satisfeito em poder ajudar melhorar a vida do povo de Simões, dar a nossa contribuição e fazer valer a confiança que Simões te depositado em nosso mandato enquanto deputado estadual”, disse.


CONTEÚDO RELACIONADO:
– SIMÕES 64 ANOS | Confira fotos dos shows com Iohannes, Caninana e Felipão
– SIMÕES 64 ANOS | Fotos das cerimônias de hasteamento das bandeiras e inaugurações
– SIMÕES 64 ANOS | Fotos da final e premiação do Campeonato e do sorteio do IPTU Premiado
– SIMÕES 64 ANOS | Veja fotos do show com Mala 100 Alça e Sorriso de Menina
– Educação de Simões realiza I Intercolegial “Batendo um Bolão”
– Prefeitura de Simões promove tarde alegre com as crianças

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS