Connect with us

DESTAQUES

Sobe para 30 número de pacotes de borracha encontrados em praias do Piauí

Publicado

em

Trinta pacotes cheios de uma espécie de borracha, de origem não identificada, foram encontrados em praias do litoral do Piauí durante este final de semana. Os pacotes, que guardam um polímero usado na fabricação de pneus, estão sendo recolhidos pelas prefeituras. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de Brasília e a Polícia Federal trabalham na análise do material.

As caixas carregam um material sintético derivado do petróleo foram encontradas nas praias de Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia, e Pedra do Sal, em Parnaíba. De acordo com a bióloga Werlane Guimarães a recomendação do Ibama é de que os pacotes sejam retirados das praias para passar por avaliação.

“A recomendação é de que seja retirada para evitar que o material fique fragmentando, se espalhando no ambiente, e evitando que animais façam a ingestão desse material”, disse Werlane Guimarães.

De acordo com a bióloga, algumas caixas foram guardadas por moradores, que levaram o material para casa. As caixas também foram usadas como assento em bares da orla das praias. A recomendação à população que encontrar alguma destas caixas é de que acione a prefeitura da cidade para sejam recolhidas de forma segura.

Os pacotes foram encontrados em diversas praias do Nordeste. Em Alagoas, onde análises apontaram que se trata de material sintético derivado de petróleo, foram encontrados 75 volumes, em 13 municípios. Também foram coletados três deles na Paraíba e três em Pernambuco. O material será avaliado por uma perícia técnica da Polícia Federal. O trabalho é coordenado pelo Ibama de Brasília.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS