Connect with us

DESTAQUES

Sonho e ousadia: comunidade picoense se une para construir complexo esportivo do bairro

Publicado

em

O Conjunto Habitacional Petrônio Portela, mais conhecido por Cohab, tem buscado, a cada dia mais, melhorias para a comunidade. Seja na convivência entre moradores, na organização da coleta de lixo e no mais novo investimento social, a construção de um complexo esportivo.

Uma área de esporte e lazer sempre fez parte do anseio dos moradores da Cohab. Por diversas vezes, alguns líderes comunitários e representantes avulsos buscaram as autoridades a níveis estadual e municipal, foram compreendidos, mas não obtiveram o êxito esperado.

O povo, contudo, não desanimou. Idealizado pelo empresário Reneberson Ramos, que mora em Teresina, mas é natural de Picos, o projeto começou a engatinhar entre amigos. Com a criação de um grupo de WhatsApp, a ideia tomou uma proporção que não era esperada.

“O Reneberson é aqui da Cohab e mora em Teresina, mas ele sempre buscou melhorias aqui para o nosso bairro. Ele tem empresas que prestam serviços ao Estado e sempre idealizou algo nesse sentido e buscou junto ao Governo a construção. Ele apresentou o projeto, que foi aceito, mas nunca houve recursos para execução. A Cohab talvez seja um dos bairros mais velhos de Picos, com 40 anos e, na verdade, se você for olhar, a infraestrutura daqui tem pouca coisa. A gente não tem uma praça, uma quadra de esporte. Não temos nada para lazer, que é algo que deveria ser feito pelo poder público. Já vínhamos buscando algo nesse sentido, mas de forma não muito organizada. Aqui é uma região muito grande e nunca tivemos um vereador para representar a comunidade. Então já tem algum tempo que a gente vem buscando e agora, com essa iniciativa do Reneberson, já foi feito o projeto. Como existe o terreno, fizemos uma reunião com poucas pessoas, e tomamos a atitude de mexer com as demais, incentivando-as a se mobilizarem também”, explicou um dos envolvidos, Edivan Araújo.

Edivan relatou que a mobilização cresceu após a criação do grupo no WhatsApp e, com isso, conseguiram a arrecadação de muitos materiais de construção, além de doações em dinheiro e compromisso nas prestações de serviço.

Publicidade

“Criamos um grupo no WhatsApp e conseguimos fazer um movimento enorme nas redes sociais e que conseguiu tocar a sociedade picoense. O pessoal está todo envolvido nisso. Só entre as pessoas, sem envolver comércio, já arrecadamos muita coisa. E a gente ia começar a fazer aleatoriamente, mas como tomou uma proporção muito grande, até com repercussão política e nos empresários da cidade. nós voltamos atrás e começamos tudo de novo. Fizemos o projeto arquitetônico que conseguimos com uma empresa sem nenhum custo para a gente. Temos muitas doações mesmo. Talvez o material que temos hoje seja o suficiente para construirmos a quadra , que é o primeiro passo que estamos dando. Já tem uma parte da obra que já está sendo executada”, declarou.

Edivan comentou que, mesmo com o total empenho da comunidade da Cohab, ainda será preciso a ajuda dos empresários da cidade, pois o projeto  é grande e precisa de muitos recursos. Ele explica ainda que o projeto não tem cunho político.

“Acredito que na próxima semana já tenhamos em mãos o projeto da obra para começarmos a buscar auxílio na iniciativa privada, principalmente com os empresários do bairro e região. Eu acho que seja complicado a gente fazer tudo, pois o complexo inteiro vai contemplar a quadra que já estamos fazendo, uma quadra de areia, um playground para nossas crianças, um campo de futebol soçaite e a praça, que é o grande sonho de todos os moradores da Cohab. E, se não me engano, um posto de polícia também está no projeto. Então é um sonho que vai beneficiar toda a região e a gente entende que muita gente pode ajudar. Em algum momento também procuraremos a classe política de nossa cidade. Toda e qualquer ajuda será bem vinda, porque queremos ver até onde conseguimos ir com o movimento da população. Vale ressaltar que o movimento não tem nenhuma conotação política. Não tem ninguém envolvido com movimento político, são apenas os moradores, mas toda ajuda que chegar é bem vinda”, pontuou.

Além da doação monetária, que chega a quase R$ 14.000,00, os enfrentantes da obra conseguiram mais de 300 sacos de cimento, 13 milheiros de tijolos, carrinhos de mão, pá, escavadeira, luvas, material para ligação elétrica, 10 carradas de areia, conjunto de traves, além das diárias dos pedreiros. Arrecadaram também alguns materiais para um possível bingo.

Os interessados em ajudar neste projeto, podem fazer o depósito nas seguintes contas:

Publicidade
  1. Banco do Brasil (Ag: 0254-2 / CC: 18.349-0), em nome de Luzifrank Júnior de Sousa
  2. Caixa Econômica Federal (Ag: 0639 / Op: 013 / Conta: 6185-5), em nome de Francisco Edivan de Araújo Oliveira

Veja abaixo o texto que foi direcionado aos moradores da Cohab e que estão engajados na obra:

“Ser COHAB não é morar ou ter morado aqui. É sentir-se COHAB. É possuir características que são únicas e inerentes à quem tem afeto por esse lugar. Ser COHAB é, acima de tudo, amar a COHAB. E quem ama cuida. Quem ama quer sempre o melhor! Por isso estamos aqui. Esse grupo acaba de ser criado e nele estão presentes pessoas que são COHAB, líderes desse lugar que amamos, formadores de opinião que não se acomodam e que vislumbram um futuro melhor para a COHAB e para nossa gente. Unidos, com toda certeza, conseguiremos transformar nosso lugar no mundo em um dos melhores bairros da nossa cidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todas as gerações e elevando a autoestima de nosso povo!”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS