Connect with us

Alagoinha do Piauí

Tem início I Semana Diocesana de Catequese em Picos; veja fotos

Publicado

em

Começou na manhã desta segunda-feira (08), às 08h00, a I Semana de Catequese, organizada pela Diocese de Picos. O evento acontece no Centro de Treinamento Diocesano e se encerra na próxima sexta-feira (12), com a participação de 100 catequistas.

Por serem vagas limitadas, a Diocese separou para cada paróquia ou área pastoral a quantidade máxima de quatro catequistas para participar do encontro, que tem por objetivo amplificar o conhecimento dos instrutores de crianças e adolescentes.

“Nós temos cerca de 1200 catequistas em nossa Diocese e temos uma prioridade que é a formação para evangelização e cuidar dos cuidadores. Nossos catequistas são, para nós, os cuidadores na evangelização das crianças e dos adolescentes, então eles precisam de informação. Não dá para transmitir uma mensagem com convicção se não temos conteúdo sobre essa informação. Por isso escolhemos essa semana no mês de julho para passar para nossos catequistas essa formação. Acreditamos que, a partir desse encontro, teremos mais segurança entre nossos catequistas de respaldar as nossas crianças no conhecimento de Jesus. É uma experiência de iniciação cristã. São os primeiros passos na vida de um cristão, portanto, com o encontro, eles se enchem de valores porque vão sair com potencial de levar uma informação consciente, segura e eficaz para o conhecimento e vivência de Cristo”, respaldou o bispo de Picos, Dom Plínio.

Dom Plínio ressaltou ainda que grande parte das paróquias estão envolvidas no evento, o que, para ele, já é sinônimo de sucesso.

“As paróquias e as áreas pastorais, felizmente, estão quase todas envolvidas. Enviaram, pelo menos, quatro catequistas de cada lugar para esse evento de formação. O encontro foi trabalhado com muito gosto, com criatividade, utilizando até mesmo as redes sociais como meio de comunicação com esses catequistas. Por certo, vamos ter um resultado muito positivo desse encontro”, celebrou.

Publicidade

Para o catequista Jorge Silva da Mata, da Paróquia de Santa Teresinha, em Queimada Nova, o encontro, para ele, é uma oportunidade de aumentar seu conhecimento cristão e um meio de incentivá-lo a expandir mais a Palavra de Deus.

“Estou esperando obter mais aprendizagem neste período. Desde que estou convivendo na Paróquia, nunca pude participar de um encontro como este e espero que isso me enriqueça de conhecimento para levar para minha paróquia. Nós, como catequistas, precisamos estar mais atualizados e buscar, cada vez mais, mais conhecimento. A nossa criança e nosso jovem possuem metodologias diferentes, e a tecnologia vem para ajudar nesse processo. Se os catequistas não buscarem conhecimento, ficaremos para trás, porque acredito que a criança vai passar à frente, pois nossas crianças de hoje são muito mais desenvolvidas que as de 10 anos atrás”, disse.

Ana Paula, catequista na Área Pastoral São João Batista, em Alagoinhas do Piauí, corrobora a fala de Jorge, em afirmar que é preciso levar conhecimento aos catequistas e, assim, repassar às comunidades.

“É um momento de aprendizado onde vamos obter diversos conhecimentos, os quais teremos a responsabilidade de levá-los às nossas paróquias e repassar para aquelas que não puderam estar aqui presentes, para que elas possam obter e repassar em suas comunidades e, assim, trabalhar a catequese dentro de suas igrejas não somente em teoria, mas prática”, afirmou.

Serão ministradas palestras, estudos sobre os documentos da Igreja e alguns momentos de prática, com visita em campo.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS