Connect with us

DESTAQUES

“Tem que matar pelo menos dois por semana”, diz suspeito de integrar facção no PI

Publicado

em

Áudios divulgados nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí mostram suspeitos presos na Operação Codinome trocando informações sobre homicídios e tráfico de drogas. Em um dos áudios, um dos homens diz a outro que, para entrar no “quadro restrito” do grupo criminoso, ele precisa cometer dois homicídios por semana. A polícia informou que se trata do “batismo” na fase do recrutamento para integrar as facções.

– Mas tu mata bem, irmão?
– Rapaz, irmão, tá ligado, né?
– Hum?
– ‘Nós desenrola’, já ‘derrubei’ uns dois, já.
– É, pra entrar no quadro da restrita, tem que pelo menos matar uns dois por semana, irmão.

Fábio Abreu, secretário de segurança pública, informou que os áudios confirmam as ações típicas dos grupos: tráfico de drogas, homicídios e roubos. Além disso, algumas ordens eram dadas como forma de “batismo” para os jovens recrutados para integrar as facções.

“As decisões eram de membros que estavam nos presídios e os da rua faziam a execução. Fizemos a operação porque queríamos prevenir que essas facções aumentassem a atuação na capital. Acompanhamos a ação dessas pessoas por quatro meses, cumprimos 21 mandados de prisão e prendemos cinco em flagrante”, explicou.

Áudios mostram presos da Operação Codinomes comentando sobre crimes de roubo, tráfico e homicídio. — Foto: Divulgação/SSP-PI

Áudios mostram presos da Operação Codinomes comentando sobre crimes de roubo, tráfico e homicídio. — Foto: Divulgação/SSP-PI

Disputa por territórios

Segundo o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, as facções Bonde dos 40, originada no Maranhão, e o PCC, oriundo de São Paulo com células no Piauí, estavam em conflito na cidade de Teresina, na briga por territórios de tráfico de drogas.

Publicidade

Os confrontos resultaram, segundo ele, quatro homicídios ordenados de dentro dos presídios por presos que eram líderes dos grupos criminosos. A polícia não deu detalhes sobre as vítimas dos homicídios.

SSP e Sejus dão detalhes sobre presos na Operação Codinome.  — Foto: Murilo Lucena/TV Clube

SSP e Sejus dão detalhes sobre presos na Operação Codinome. — Foto: Murilo Lucena/TV Clube

“Graças a uma parceria entre a SSP e a Sejus, foi detectado que esses presos se apresentavam como lideranças e buscam efetivar crimes fora das penitenciárias. Com isso, fizemos a operação Ensure e conseguimos retirar toda a comunicação da Penitenciária Ribamar Leite”, explicou.

Presos

A polícia não divulgou nomes dos presos, mas informou que foram cumpridos 21 mandados de prisão, dos 26 expedidos. No cumprimento dos 28 mandados de busca e apreensão, cinco foram presos em flagrante.

Polícia cumpre mandados no Piauí, Maranhão e São Paulo pela Operação Codinomes.  — Foto: Murilo Lucena/TV Clube

Polícia cumpre mandados no Piauí, Maranhão e São Paulo pela Operação Codinomes. — Foto: Murilo Lucena/TV Clube

Destes 21 presos por mandado, a polícia informou que 12 são integrantes de uma facção e nove de outra. Do total de presos, nove já estavam presos em penitenciárias do Piauí e do Maranhão. Cinco destes seriam líderes dos grupos.

Segundo os secretários de Justiça e de Segurança do Piauí, os principais nomes dos grupos ficarão isolados nas penitenciárias piauienses, para que não tenham contato com outros presos e para que uma possível tentativa de comunicação externa seja impedida.

Publicidade

Codinomes

O nome da operação, de acordo com a polícia, vem do fato de que os investigados utilizavam vários nomes falsos para tentar impedir as investigações policiais.

Fonte: G1 | Vídeo: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS