Connect with us

DESTAQUES

TJ-PI mantém prisão de ex-funcionário acusado de planejar assalto que resultou na morte de empresário

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) manteve a prisão de Maurílio Rodrigues de Araújo Lima Filho, 36 anos. O homem é acusado de participar do assalto que resultou na morte do empresário Leandro César Sousa Gonçalves, 37 anos. Na decisão, divulgada nessa segunda-feira (6), o pedido feito pela defesa para revogação da prisão preventiva do réu foi negado.

“Não estando a prisão do acusado ilegal e não havendo fato novo que justifique a soltura do réu, a prisão preventiva deve continuar, principalmente pelo fato do acusado ser reiterante em delitos contemporâneos, fato que nos leva a crer que o mesmo é um perigo à ordem pública”, diz a decisão.

O TJ-PI determinou que o acusado permaneça em cárcere até surgimento de fato novo ou não existirem mais requisitos para sua prisão preventiva. Maurílio Filho deve continuar à disposição da Justiça enquanto responde pelo crime de latrocínio.

Prisão

Moto usadas pelos criminosos foi abandonada no local do crime. — Foto: Ellyo Teixeira/G1

Moto usadas pelos criminosos foi abandonada no local do crime. — Foto: Ellyo Teixeira/G1

Maurílio Filho foi preso há cerca de um mês pela Força Tarefa da Secretaria de Segurança do Piauí, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em aberto contra ele. A ordem de prisão foi decretada na sexta-feira (28) pelo juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal, a pedido do Ministério Público.

Maurílio foi preso no dia 1 de julho de 2019. Na ocasião, o coordenador da Força Tarefa, major Audivam Nunes, explicou ao G1 que Maurílio Filho foi o mentor intelectual do crime que resultou na morte do empresário Leandro César.

Publicidade

“Ele planejou tudo, contratou os executores. Ele sabia de toda a rotina da vítima, era funcionário dela na época. Na noite do crime ele sabia que o empresário iria pegar o dinheiro e arquitetou tudo”, informou.

Maurílio Filho foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em aberto contra ele. A ordem de prisão foi decretada na sexta-feira (28) pelo juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal, a pedido do Ministério Público.

Na decisão, o magistrado afirmou que uma das razões para a medida se deve ao fato do acusado já ter sido sentenciado e condenado por homicídio privilegiado e lesão corporal simples, e também responder por outros homicídios em Teresina e Piratininga, em São Paulo.

Outros cinco acusados

Leandro César Sousa Gonçalves era dono de um depósito de bebidas localizado na cidade de Demerval Lobão, a 35 km de Teresina. Na noite de 20 de fevereiro de 2017, Leandro dirigia seu carro quando foi perseguido por uma dupla em uma motocicleta, que atirou contra ele quando passava pelo bairro Lourival Parente, na Zona Sul de Teresina.

Durante o ataque, o empresário chegou a colidir o carro contra a motocicleta derrubar as duas pessoas, mas foi atingido por diversos tiros e morreu dentro do veículo. Depois do crime, pessoas em um automóvel deram fuga para as duas pessoas da motocicleta.

Publicidade

Poucas horas depois do crime, a Polícia prendeu o homem identificado como Sanatiel Rocha após ele procurar atendimento médico no Hospital de Urgências de Teresina. A investigação apontou que ele seria o autor dos tiros que mataram o empresário.

Outras cinco pessoas foram indiciadas pelo crime. Os demais acusados são: André Vieira da Silva, Francisco das Chagas de Oliveira Filho, Jonnes Eduardo da Silva e Iasmin Abreu Rocha, que foi presa no dia 22 de março após ser reconhecida por câmeras da polícia no Corso de Teresina.

No entanto, a acusada foi colocada em liberdade provisória em maio, depois de decisão do juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal. No documento, o magistrado declarou que Iasmin Rocha não responde a outro processo e que não há provas suficientes para confirmar a participação dela no crime.

“Porém, a liberdade provisória fica condicionada ao cumprimento de algumas medidas cautelares, para assegurar que a ré não cometa novos delitos”, declarou o juiz na decisão.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS