Connect with us

DESTAQUES

TRE-PI inicia geração de mídias e preparação das urnas para as eleições 2016

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou a geração de mídias, cargas e lacres das urnas eletrônicas, nesta quarta-feira (14), para que elas estejam aptas para votação no dia 02 de outubro de 2016, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições. Todo o procedimento de preparação das urnas deverá ser concluído no dia 22 de setembro.

Também na manhã de hoje, o TRE-PI iniciou a preparação de 60 profissionais de apoio para a transmissão de dados, da sessão eleitoral para o Tribunal, após o término da votação no dia do pleito.

Neste ano, no Piauí, 2.382,701 eleitores irão escolher os seus candidatos para os cargos de vereador e prefeito. Ao todo, serão utilizadas 8.387 urnas eletrônicas, divididas em 9.217 sessões, pois alguns foram aglutinadas diante do pouco número de eleitores.

De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-PI, Silvani Maia, as audiências de geração de mídia serão realizadas por todas as zonas eleitorais. Essa audiência é o momento em que o juiz eleitoral, na presença dos representantes dos partidos/coligações, da OAB e do Ministério Público, dá carga nas mídias com os dados de candidatos e eleitores.

“No próximo dia 16, iremos iniciar a preparação das urnas na capital, mas as audiências de mídia já foram iniciadas hoje nas urnas do interior. O juiz vai gerar o ambiente de votação, fechar todos os sistemas, e lançar na mídia a tabela de todos os candidatos daquele município, de todas as sessões e eleitores nas urnas, e depois irá lacrar o equipamento para que o eleitor possa votar com segurança no dia 02”, disse a coordenadora.

Publicidade

As zonas eleitorais sediadas nos municípios de Alto Longá (42ª), Padre Marcos (68ª), Arraial (77ª) e Campo Maior (96ª) realizam suas audiências nesta quarta (14), sendo as primeiras a procederem com a geração das mídias. Em Teresina, as audiências ocorrerão nos dias 16, 20, 21 e 22 de setembro.

Coordenadora de eleições do TRE-PI, Silvani Maia (Foto: Thiago Amaral)

Treinamento 

Sobre a preparação dos profissionais para a transmissão de dados, que acontece hoje e amanhã na sede do TRE-PI, em Teresina, a coordenadora explicou que eles irão encaminhar o resultado das eleições das sessões de votação, principalmente nas localidades mais distante  da capital, para que a apuração ocorra de maneira mais rápida e segura.

“Nós já fizemos, há 15 dias, a capacitação de 360 profissionais de apoio nas eleições que serão encaminhados para todas as zonas eleitorais do Estado, hoje e amanhã, outros 90 estão recebendo treinamento, pois irão trabalhar no apoio na transmissão de dados, depois de encerrada a sessão. Naquele local de votação poderá ter um ponto de transmissão e, dali mesmo, o profissional já encaminhar o resultado para a Junta Eleitoral, o TRE”, explicou Silvani.

Publicidade

A coordenadora esclareceu que o treinamento é importante para  manter uma velocidade no disponibilizar dos dados da votação para a sociedade.

“Vamos imaginar que uma sessão dessas, que está a 200 km de distancia da sede do município da zona eleitoral, na qual a estrada tenha dificuldade de acessos, que a urna só chegue 8 horas depois de encerrada a votação; olha só a ansiedade da população de receber logo o resultado do pleito. Hoje, com o mundo da velocidade da comunicação, é inconcebível que o cidadão não disponha de dados e informações quase que em tempo real”, destacou Silvani, acrescentando que a votação ocorrerá de 8h às 17h do dia 02 de outubro.

TRE-PI promove o treinamento de 90 profissionais que atuarão no apoio de transmissão de dados (Foto: Thiago Amaral)

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS