Connect with us

DESTAQUES

Vaqueiros e agricultores são homenageados nos festejos de Padre Marcos; veja fotos

Publicado

em

Duas das figuras mais representativas da região Nordeste, o vaqueiro e o agricultor, foram homenageados no último sábado, 10, na celebração da 11ª noite de missa em honra a Santo Antônio, padroeiro do município de Padre Marcos. A Missa do Vaqueiro e do Agricultor, que já é uma tradição em outros municípios da região, foi celebrada pela primeira vez em Padre Marcos, atraindo a atenção da população.

Antes da celebração, dezenas de vaqueiros participaram de uma cavalgada que percorreu várias ruas do Centro da cidade, liderados pelos padres Fernando Amando e Miguel Feitosa. O grupo, formado por vaqueiros de Padre Marcos e de outros municípios da região, foi recebido na Igreja Matriz sob aplausos. Os prefeitos de Padre Marcos, José Valdinar, e de Francisco Macedo, Nonato Alencar, o ex-prefeito Alegrete, Edilton Alencar, também participaram da cavalgada.

O objetivo, segundo o padre Fernando, pároco local, é homenagear aqueles que deram início a história do município na fazenda Boa Esperança, juntamente com o padre Marcos de Araújo Costa. “Essa homenagem é mais que justa a essas figuras tão importantes. É nosso dever manter viva a nossa história. Sou filho de agricultor e sei o quanto é dura a vida do homem do campo”, disse.

No início da cavalgada, o prefeito José Valdinar, que também tem suas origens na zona rural, enalteceu o homem do campo. “Sou filho de agricultor. Nasci e me criei na roça, conheço muito bem a vida do homem do campo. Presto aqui a minha homenagem a eles que tanto trabalharam e trabalham pelo desenvolvimento do nosso município. E parabenizo ao padre Fernando pela iniciativa de celebrar a Missa do Vaqueiro em nossa cidade”, pontuou.

Campal e com a participação de um grande número de fiéis devotos, a Santa Missa foi presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco da Paróquia São Simão, em Simões, e concelebrada pelo padre Fernando, e teve como convidados os paroquianos de Simões.

Publicidade

Os festejos
Os festejos de Santo Antônio é uma antiga tradição religiosa, iniciada em 1914, segundo conta a história, muito antes da emancipação política do município de Padre Marcos. Esse ano, a comunidade celebra 103 anos de devoção ao santo, e refletirá sobre o tema “A exemplo de Maria, Santo Antônio nos aponta para Cristo”.

São 13 dias de muita oração. Ao meio dia é rezado o Oficio de Nossa Senhora, às 18h o Terço e às 19h a Santa Missa. No dia 13 de junho, quando a Igreja Católica celebra a festa de Santo Antônio, a Missa Solene terá início às 8h e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS