Connect with us

DESTAQUES

Venda de veículos faz mais da metade das vítimas de estelionato em sites de compra no Piauí

Publicado

em

A venda de veículos é o fator que faz mais da metade das vítimas de estelionato em sites de compra no Piauí, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17). O levantamento é da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC), que já registrou 682 ocorrências relacionadas a transações comerciais na internet.

Somente este ano, 81 pessoas procuraram a DECCOTERC após terem sido lesadas por essa prática. “Foram 70 crimes de estelionato e destes 44 relacionados à compra e venda de veículos”, informou o titular da delegacia, delegado James Guerra Júnior.

“A maioria das ocorrências aconteceram na plataforma de venda de produtos e prestação de serviços pela internet, utilizando o site OLX, os criminosos praticaram o crime de estelionato”, completou o delegado.

A empresa OLX esclareceu que não teve acesso aos detalhes dos casos e, por isso, não foi possível investigar ou tomar as devidas providências. A empresa disponibiliza espaços para que usuários possam anunciar e comprar produtos e serviços de forma rápida e simples.

O delegado orientou a população que fique atenta e verifique bem às ofertas em sites de compra e venda. “Que desconfiem de preços abaixo do mercado, chequem as ofertas e não permitam a interferência de terceiros na negociação”, pontuou.

Publicidade

Nota da OLX

A OLX esclarece que não teve acesso aos detalhes dos casos e, por isso, não foi possível investigar ou tomar as devidas providências. A empresa disponibiliza espaços para que usuários possam anunciar e comprar produtos e serviços de forma rápida e simples. Diariamente, quase 500 mil anúncios são inseridos na plataforma. Toda a negociação é realizada fora do ambiente do site e do aplicativo, portanto, a empresa não faz a intermediação nem participa de qualquer forma das transações, que são feitas diretamente entre os usuários.

A ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site (http://go.olxbr.com/termos-condicoes-olx). Infelizmente, eventualmente a s ferramentas disponíveis no mercado são utilizadas por terceiros de má índole. A OLX condena este tipo de atitude, pois ela vai contra as regras da empresa.

E por mais que as transações sejam realizadas fora do ambiente do site e aplicativo, a empresa preza em proporcionar uma boa experiência aos seus usuários. Para isso, oferece dicas para o momento da compra ou da venda e disponibiliza ferramentas para aprimorar a plataforma constantemente.

Recentemente, a OLX fechou dois acordos estratégicos com empresas que são referência em serviços no mercado de compra e venda de autos. Em parceria com o Itaú Unibanco, a plataforma oferece a ferramenta Compra e Venda Protegida, um serviço que guarda o sinal da transação de um veículo até que as partes envolvidas autorizem o pagamento para o vendedor. Isso proporciona um prazo para que as partes façam as conferências necessárias – documentos, verificação mecânica no automóvel etc. – antes de finalizar a transação.

Publicidade

Além disso, a plataforma também disponibiliza a consulta online Checkauto, da DEKRA, na qual os interessados por um carro podem verificar, por meio do número da placa, a procedência do veículo, a existência de débitos ou restrições, passagem por leilão, documentação e até mesmo a existência de recall no modelo do veículo, além de mais 40 informações importantes na hora de escolher um veículo seminovo ou usado.

A OLX reitera, ainda, que está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.

 

 

Fonte: G1

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS