Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA│Membros da Biblioteca Municipal e do NUCA, visitam memorial Patativa do Assaré, no Ceará; fotos

Publicado

em

A Biblioteca Patativa do Assaré está de aniversário e completa agora em 2019, 18 anos de existência, na cidade de Vila Nova do Piauí, a “Cidade Poesia”. Em alusão ao aniversário da instituição, a primeira ação envolveu adolescentes do NUCA que se concentraram em frente a Biblioteca Municipal vila-novense, às 5h da manhã, desta terça-feira (16) e seguiram em viagem com destino ao município de Assaré, no Estado do Ceará.

A viagem cultural contou com o apoio da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Cultura.

Na chegada à cidade cearense, a caravana parou para o café comunitário e logo seguiram para a viagem cultural onde houve um mergulho na poesia popular do poeta Patativa do Assaré.

O grupo visitou o Memorial Patativa do Assaré, local onde conheceram várias obras de arte do poeta e participaram de uma palestra com o cordelista e neto do Patativa, Daniel Gonçalves.  Logo após, os visitantes seguiram em direção a Serra de Santana, localidade onde está situada a casa em que viveu o poeta popular do país, Patativa do Assaré.

O prefeito Edilson Brito, por telefone, descreveu o significado e a importância de uma biblioteca para com a comunidade. “A Biblioteca é um espaço que democratiza o acesso à leitura, ao conhecimento e durante esses 18 anos contribuiu para a formação da nossa comunidade e se tornou uma referência para nós vila-novenses e para grande parte do Estado. Para otimizar o alcance das suas ações a SAB – Sociedade Amigos da Biblioteca e a Secretaria de Cultura planejaram diversas atividades. Dentre as quais a “Biblioteca Patativa do Assaré encanta em todo canto” que prevê ações fora do espaço físico da biblioteca”, destaca o prefeito de Vila Nova.

Durante visita, a professora Marli Veloso, falou de vários momentos valiosos que para ela ficará guardados na memória para sempre.

Publicidade

“A visita à Serra de Santana reservou momentos de muita emoção, no qual os familiares do saudoso compartilharam histórias em um roda de conversa com os visitantes e recitaram versos de Patativa, e, nessa ocasião, participaram do momento de declamação, os filhos do poeta cearense: Inês e Afonso, o genro Raimundo, os poetas Daniel Gonçalves (neto), Samuel Nascimento, a professora Marli Veloso e a pequena Ana Clarissa”, contou bastante emocionada.

Para o coordenador da biblioteca, Jhônatas Luz, a viagem a cidade cearense de Assaré é de grande e importante significado, visto que a biblioteca em Vila Nova, carrega o nome em homenagem ao artista.

“A visita a cidade de Assaré e ao memorial e residência do poeta, é uma atividade extremamente importante e necessária para nós da Biblioteca Patativa do Assaré, pois somos frutos da raiz que nessa terra permanece. Levar outras pessoas, como os adolescentes, também é importantíssimo porque estamos garantindo que esses frutos se multipliquem, pois as novas gerações precisam do contato com a poesia e com o legado que Patativa deixou, para assim levar a outros, a mensagem de sua poesia”, declara.

Na opinião da adolescente do NUCA, Luzivânia Araújo, a viagem foi prazerosa. “Sobre a nossa visita ao memorial Patativa do Assaré e a sua casa onde o mesmo morou, foi um prazer imenso pra mim e um dia bem proveitoso onde pude enriquecer meu conhecimento sobre o belo artista e poeta Patativa. Essa foi a segunda vez que visitei o memorial, mas o sentimento é sempre como se fosse a primeira vez. Foi muito gratificante!”, revelou Luzivânia.

A mobilizadora do Núcleo de Adolescentes, Taynara Oliveira, fez avaliação e expressou seu sentimento em visita e de perto conhecer a história do poeta. “Foi realmente um encanto. Muitos sentimentos bons passaram por meu coração. Fiquei deslumbrada com a história de Patativa e mais ainda com seus familiares, principalmente pela forma como lembram dele com muito amor. Não dá para descrever”, comentou Taynara.

Adolescente do NUCA, Carlos Eduardo, também relatou seu sentimento pela viagem. “Para mim foi muito gratificante ter participado dessa viagem, onde eu e os demais nuquenses juntamente com a Secult pudemos conhecer um pouco mais sobre Patativa. Eu, pessoalmente, fiquei encantado com a receptividade e a simplicidade presente em sua casa e em seu jeito. Minha admiração e orgulho em ser “conterrâneo” de Patativa só fez-se mais forte. Espero poder novamente visitar aquele lugar em breve”, expressou Carlos Eduardo.

Publicidade

A viagem contou com a presença da equipe da Biblioteca Municipal de Vila Nova; membros da Secretaria de Cultura por meio da secretária municipal e professora, Marli Veloso, e os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS