Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA 23 ANOS | Missa, Noite Cultural, ação da Educação e prêmios do IPTU marcam o 3º dia de eventos

Publicado

em

Emancipada em 14 de dezembro de 1995, a cidade de Vila Nova do Piauí, completou exatamente nesta sexta-feira, 14, 23 anos de emancipação política. Para celebrar a mais importante data do calendário oficial do município, a gestão “Trabalho e Compromisso”, vive uma semana de atividades festivas.

No terceiro dia de comemoração aos 23 anos, à noite, aconteceu à celebração da Missa em Ação de Graças, Noite Cultural, entrega de medalhas de reconhecimento a alunos da Rede Municipal de Ensino e o sorteio e entrega de prêmios do IPTU.

A missa iniciou às 19h, e foi celebrada pelo padre Gildo Coelho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Fronteiras – PI. A celebração da Eucaristia aconteceu no adro da Igreja Santo Antônio e foi acompanhada pelo coral Magnificat de São Julião-Pi.

Em seguida, fazendo parte do terceiro dia de comemoração do aniversário, deu início a Noite Cultural, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Assistência Social, que aconteceu na Avenida Central, em frente à Igreja, onde foi montado toda uma estrutura de mini palco, som e decoração natalina para realização do evento.

A mostra cultural é um momento de exposição de todas as atividades trabalhadas durante o ano pelo Ponto de Cultura Cidade Poesia e das aulas de Ballet da Secretaria de Assistência Social. Na noite foram apresentadas diversas manifestações culturais, como o Ballet clássico dirigido pelo professor de Ballet Dayron Abreu, várias coreografias apresentadas pelo grupo AJA, com o coreógrafo Edilberto Lima; peças teatrais do AJA, organizado pela professora Marcilene Luz; recitação de poesias com os poetas Heloísa, Jhonatas, Ana Clarissa e Henrique; musical ao vivo com os artistas, Hercules, Lindalva, David, Amanda, Luizmário, Matheus, Jhonatas, Jelder e Dayron Abreu; apresentação do grupo de Hip Hop, coordenada pelo professor Thalys; apresentação do Grupo de Capoeira Ginga Nova, coordenado pelo professor David e apresentação do Grupo de Mulheres da Aeróbica.

Durante o evento, a secretária de Cultura Marli Veloso, avaliou a Noite Cultural como positiva. “Estamos vivenciando aqui as sementes plantadas pela gestão pública. Isso nos orgulha de ser vila – novense. Vimos aqui hoje uma revelação das potencialidades humanas. Quanto mais os alunos participam de atividades e das políticas públicas ofertadas pelo município mais resultados colhemos. Fico imensamente feliz por ter este momento dentro da programação do aniversário da cidade. Tudo que se passou pelo palco cultural representa o que há de melhor no município”.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito, assistiu atentamente a cada apresentação e destacou em sua que não é fácil na crise que os municípios enfrentam manter as políticas públicas. “É uma alegria imensa comemorar o aniversário do município com atividades tão importantes que cresce a nossa gente e enaltece a nossa cidade. A cultura do nosso povo aqui representada e trabalhada, a prática e valorização dos estudos, tudo isso me deixa extremamente feliz. Vila Nova tem sido destaque na saúde, educação, cultura, assistência social, esportes, porque juntos temos trabalhado e desenvolvido ações, e quem ganha com tudo isso é a nossa população. Estou aqui para servir e desenvolver a nossa cidade poesia”, pontuou.

_Entrega de medalhas aos alunos destaques:

Outro importante momento da programação foi  quando, a Secretaria Municipal de Educação, através da sua gestora Edinete Brito e as diretoras das duas escolas Evinha Lima e Luzia fizeram homenagens de reconhecimento a seus alunos destaques 2018.

Na ocasião foi feita a entrega de medalhas de reconhecimento aos dez melhores alunos do Ensino Fundamental I e II, da Escola Sabino Gomes de Lima da sede do município. Também teve premiações de medalhas para os dez melhores alunos do ensino fundamental I e II, da Escola Zacarias Manoel da Silva, do Povoado São João Batista. Os três melhores de cada escola, além de receber medalhas, receberam também um kit escolar das mãos do prefeito municipal.

A Educação entregou também medalhas de ouro, prata e bronze para os três melhores alunos que obtiveram maior pontuação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2018.

O momento de homenagens foi seguido com entrega de placas de reconhecimento aos alunos que foram aprovados no Instituto Federal do Piauí-IFPI, campo de Picos, para cursarem o Ensino Médio integrado ao Técnico.

Publicidade

Na ocasião, o aluno Adeilton também entregou uma placa de reconhecimento ao prefeito pelos importantes investimentos feitos na Educação vila – novense.  “A iniciativa busca reconhecer e estimular os alunos e alunas que se dedicarem mais no ano e obtiveram melhores notas. Parabéns” expressou a secretária Edinete ao final das homenagens.

_Sorteio e entrega de prêmios do IPTU:

Como forma de incentivo e com a finalidade de arrecadar fundos para investimentos em diversas áreas no município, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, premiou durante a Mostra Cultural, os contribuintes que pagaram seu Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – até o mês de dezembro.

Os sorteados com seus respectivos prêmios foram: Catarina Osaias de Jesus, uma TV polegadas; Francelino Martins da Silva, um microondas; Leopolda Joana da Silva, um liquidificador; Daliete Maria da Luz, um ventilador; Francisca Joana Leal, um jogo de panelas; Marcelino Leal de Sousa, uma sanduicheira e Adão Ambrósio Leal, um ferro de passar e uma tábua.

_Presenças:

Publicidade

Na noite do terceiro dia de comemoração aos 23 anos de emancipação política de Vila Nova do Piauí, estiveram presentes: o prefeito Edilson Brito, acompanhado da sua esposa, primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a segunda dama e diretora UBAS, Kátia Leila. Os vereadores: Roberto Moura; Adelino Oliveira; Adonelys de Araújo; Deijano Lima; Maria das Dores; Severino Sousa; a secretária municipal de educação, esporte e lazer, Edinete Brito; secretário municipal de governo, Erivan Brito; secretária municipal de saúde, Almerinda Luz; secretário municipal de Agricultura, Luiz Gonzaga; secretário municipal de Administração, Dorgivaldo Lima; secretária municipal de Cultura, Marli Veloso; controlador geral municipal, Erasmo Rocha. Ex-prefeitos do município: Arinaldo Leal; Antônio Manoel (Totonho); Zé Navez, dentre outros.

_Missa de Aniversário:

_ Noite Cultural:

_ Premiação do Alunos:

_ Premiação do IPTU:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS