Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré comemora 16 anos com grande evento cultural. Veja fotos!

Publicado

em

A Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí – uma das maiores em quantidade de acervos de livros e em número de frequentadores, cerca de 800 aos mês, no Centro Sul do Piauí – comemorou na noite desta sexta-feira, 29, com um grande evento cultural, seu décimo sexto aniversário.

Desde o início da semana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura – pasta que administra o espaço cultural –, que tem à frente a professora Marli Veloso, organiza e realiza atividades voltadas para toda população da cidade poesia.

A culminância das ações na noite desta sexta-feira, aconteceram no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Uma grande programação artística e cultural, marcou as atividades de comemoração do aniversário.

Logo cedo, a população, convidados e autoridades presentes puderam visitar à exposição “Expressão do Olhar”, por Apolônio Leal, artista plástico que durante toda semana expôs seu trabalho na referida biblioteca. Houve também o lançamento de Cordéis e de um livro com Samuel Nascimento. Recital de Poesias com Marcilene Luz, Apolônio Leal e Samuel Nascimento, uma forte manifestação artística presente no município.

Ainda na programação do décimo sexto aniversário, foram apresentados, danças com o grupo AJA, apresentação do grupo de Capoeira Ginga Nova e um Sarau Musical com Os Karas. Além das apresentações, houve também uma homenagem feita por Apolônio ao poeta do sertão – Patativa do Assaré – que leva o nome da biblioteca.

As comemorações alusivas ao aniversário de 16 anos, contou a presença de um grande público. Dentre outros o prefeito Edilson Edmundo de Brito – PTB, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o vice-prefeito Antônio Tiago, a segunda dama Kátia Leila, a secretária de Educação Edinete Brito, a secretária de Saúde, Almerinda Luz, os vereadores Flávio Sousa, Adonelys Araújo, Deijano Lima, Bibia de Benício e Adelino Oliveira.

Durante o evento o prefeito Edilson Brito, recitou uma poesia e emocionou a todos. Edilson salientou ainda a importância da Biblioteca. “A nossa querida Biblioteca, completou seus 16 anos de história, plantando muitas sementes e promovendo inúmeras atividades ao longo desse tempo, tais como; lançamentos de livros com a presença dos autores, exposições, recitais de poesia, peças teatrais, congressos, oficinas, seminários e espetáculos musicais; certamente na minha gestão, isso está continuando, pois entendemos a importância de um espaço como esse na vida da população vilanovense”, disse o gestor.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura, Marli Veloso, não esconde tamanha alegria, e em conversa com a ASCOM, falou da Biblioteca como uma referência para a cidade poesia. “A Biblioteca tornou-se nesses 16 anos um patrimônio cultural da comunidade vilanovense, recebeu mais de 85 mil visitas e contribui para a formação de diversas gerações. Configura-se como importante mediadora de leitura ao provocar, instigar, estimular, incentivar o diálogo entre autores, obras e leitores. Além de ser instrumento indispensável para assegurarmos o direito inalienável à literatura e à outras manifestações artísticas”, disse.

O vice- prefeito e os  vereadores presentes falaram durante o evento, e destacaram a importância da Biblioteca para o desenvolvimento social e cultural do município.

A Biblioteca

Criada em 28 de setembro de 2001, a Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. O espaço possui um acervo de mais de 12 mil livros, revistas, história em quadrinhos, cordéis, audiolivros e DVDs, consolidou-se como um espaço de aprendizagem com leitura, troca de ideias e interação entre os frequentadores, cerca 800 visitas ao mês, formado por um público de crianças, adolescentes e adultos.  Com a missão de formar leitores e a certeza de que, como nos diz Leonardo Boff: “Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam”.

Veja mais:  – Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré completa 16 anos difundindo cultura e abre comemorações com exposição

Veja mais fotos:

Publicidade



Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS