Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova realiza I Cavalgada, Missa e Festa do Vaqueiro, reúne multidão e emociona participantes

Publicado

em

 

Em comemoração ao 5º dia de atividades do aniversário de 22 anos de Vila Nova do Piauí, a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, realizaram neste domingo, dia 17 de dezembro, a I Cavalgada, Missa e Festa do Vaqueiro, resgatando e mantendo viva a cultura popular nordestina.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Vaqueiros e autoridades de vários municípios da região marcaram presença e foram recepcionados desde as 12h na residência do Nena – um dos organizadores diretos da Cavalgada – na Localidade Lagoa do Provisio, onde foi servido um almoço. Em seguida vaqueiros, agricultores, autoridades e a população em geral percorreram cerca de 5km da Localidade até a sede do município, onde a procissão passou pelas principais ruas da cidade, com o canto dos aboiadores Romário e Chico da Luz e a animação dos locutores Edvaldo Leal e Emerson Willis. Maior ainda foi a multidão de espectadores de todas as idades que compareceram ao evento.

Depois de percorrer o percurso previsto, na igreja de Santo Antônio, foi celebrada a I Missa do Vaqueiro, presidida pelo Padre Miguel Feitosa Pereira que também tem suas origens no campo, e é pároco da Paróquia de São Simão, em Simões – PI. Centenas de fiéis participaram da missa que teve como equipe litúrgica equipe de Simões. “No rosto de cada vaqueiro, é possível ver as marcas de uma vida de muito trabalho debaixo do sol forte do sertão, motivo de orgulho para eles” disse o padre.

Publicidade

Na hora do ofertório, os vaqueiros depositaram no altar, objetos do cotidiano e instrumentos usados no pastoreio dos animais. Ainda foi feito um momento de ação de graças com apresentação de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Após a celebração, foi servido um jantar, no Bar e Piscina Retiro Lazer, para todos os participantes ao som do cantor “Paulo Henrique – o tampa das vaquejadas”.

O vaqueiro Nena, que organizou o evento, fez agradecimentos e uma homenagem ao seu cavalo que morreu dias antes da cavalgada. “Agradeço ao prefeito pelo apoio, agradecimento a todos os vaqueiros. O momento foi gratidão ao nosso Criador; eu imaginei um momento lindo, mas posso afirmar categoricamente que a nossa Primeira cavalgada ultrapassou nossas expectativas”, disse.

O prefeito do município, Edilson Brito, foi um dos apoiadores da Cavalgada e Missa do Vaqueiro. O gestor participou de todo evento ao lado da primeira dama Ana Carolina.

“Estou muito emocionado com essa primeira cavalgada realizada em Vila Nova, ainda agradeço a Deus por esse momento, ao Nena por idealizar, a nossa equipe de gestão, ao Padre Miguel Feitosa pela belíssima missa. Próximo ano confiando em Deus faremos outra cavalgada ainda mais bem organizada e mais emocionante”.

Além do Prefeito Edilson Brito, estiveram presentes a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Ana Carolina, os vereadores, Adonelys Araújo, Deijano Lima, Flávio Sousa, Severo Sousa, Maria das Dores e Adelino Oliveira; os secretários municipais, Edinete Brito (Educação), Luiz Gonzaga (Agricultura), Almerinda Luz (Saúde), Dorgivaldo Lima (Administração) Erasmo Navez (Controlador Interno, Erivan Lima ( Governo); o vice – prefeito Antônio Tiago, a segunda dama Kátia Leila; Gilberto Lima (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais); os suplentes de vereadores Nena, Antônia Maria, Ignez, Cregio França; o ex-prefeito Arinaldo Leal; o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva; o vereador de Fronteiras Izalberto Luz; os ex-prefeitos Arinaldo Leal e Totonho; o ex vereador Reinaldo Jovelino, dentre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS