Connect with us

DESTAQUES

Vinte e cinco novas famílias ingressam no programa Bolsa Família em Francisco Macedo e totalizam 493 benefícios

Publicado

em

Após intensas atualizações cadastral e a realização de reuniões no sentido de esclarecer a população beneficiada sobre os direitos e deveres com o programa Bolsa Família do Governo Federal. O município de Francisco Macedo, situado a 400km da capital do Estado, que tem à frente o prefeito Nonato Alencar, beneficiou 25 novas famílias nesse mês de agosto com uma renda complementar no orçamento familiar, elevando de 468 para 493 o número de famílias atendidas pelo programa no município.

O oficialização e a divulgação dos nomes dos novos beneficiários aconteceu em uma reunião na manhã desta terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Assistência Social. O evento de oficialização contou com a presença dos novos integrantes do programa, da 1ª dama e secretária de Assistência Social, Maria Ivonete da Silva Alencar, o Técnico do Programa no município, Osiel Macedo Pinheiro, a Gestora do Programa no município, Rivandia Francisca de Macedo, a assistente social, Carla Lariza e os funcionários Luciete e Maciel.

Durante a reunião, o técnico Osiel explanou para as novas famílias sobre as condicionalidades para entrada e permanência no Programa. “É necessário que as famílias sejam esclarecidas sobre as condicionalidades na área da educação, saúde e assistência social. Manter o cadastro atualizado, os filhos em idade escolar nas escolas, vacinação, peso e pré-natal são exemplos de condicionalidades. Caso as famílias não as cumpram serão advertidas podendo o benefício ser bloqueado, suspenso ou até cancelado”.

Osiel disse ainda que a gestão municipal tem feito todo o possível para manter essas famílias com cadastros atualizados, garantindo assim a entrada de novas pessoas no programa. “Além do benefício financeiro mensal, através do cadastro único é possível conseguir transporte interestadual por meio da carteira do idoso ou da identidade jovem, isenção em taxa de ENEM ou concurso público, desconto na tarifa social de energia elétrica” pontuou.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Ivonete, atualmente o município de Francisco Macedo tem cadastradas no cadastro único 844 famílias, sendo que no mês de julho 468 famílias receberam Bolsa Família, aproximadamente 37,27% da população. “É um compromisso da gestão que as famílias menos vulneráveis sejam assistidas tanto pelo governo federal quanto pelo municipal com o maior número possível de benefícios no sentido de amenizar as dificuldades proporcionando uma melhora na qualidade de vida” disse acrescentando que só neste mês de agosto o programa Bolsa Família injetará R$ 95.235,00 (Noventa e cinco mil, duzentos e trinta e cinco reais) na economia local.

Publicidade

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a Gestora do Programa no município, Rivandia Francisca de Macedo falou que nos últimos seis meses 18 famílias tiveram uma elevação na renda e optaram pelo desligamento voluntário do Programa o que mostra que as pessoas estão sendo esclarecidas que as políticas públicas da assistência são para quem delas necessitam. “Fazer o desligamento voluntário é uma ato de cidadania, é proporcionar aos que ainda não foram contemplados uma chance a mais” garante Rivandia.

Veja mais fotos da reunião:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS