Connect with us

DESTAQUES

Wellington Dias decreta situação de emergência em Jaicós e mais 33 municípios

Publicado

em

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em 33 municípios piauienses por conta da seca. O decreto nº 17.665 foi assinado na quinta-feira (17) e publicado no Diário Oficial do Estado.

O Chefe do Executivo considerou levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo IBGE que demonstram que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi restabelecida em sua totalidade. Foi considerado ainda monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), que demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca caracterizando o momento atual como em situação de Seca Extrema.

De acordo com o decreto, as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para o reabastecimento dos principais reservatórios de água dos municípios.

No município de Jaicós, o açude Tiririca, responsável pelo abastecimento da cidade,  encontra-se com apenas 30% de sua capacidade.  Seis poços são utilizados para auxiliar no abastecimento. Devido à baixa quantidade de água no Tiririca, a empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), vem há um longo período realizando racionamento no município.

Confira a relação dos municípios

Publicidade
  • Foto: DivulgaçãoMunicípios que tiveram situação de emergência decretadaMunicípios que tiveram situação de emergência decretada

Veja também: Agespisa esclarece sobre água barrenta distribuída em Jaicós. Veja!

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS