Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

X Conferência Municipal da Assistência Social de Caldeirão Grande estabelece diretrizes de fortalecimento na gestão pública do SUAS

Publicado

em

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), nesta sexta-feira, 02, sua X Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório Maria Santa Alencar.

Com o tema ”Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS ”, o  evento teve como objetivo avaliar a situação atual dos serviços sociais no município, e propor novas diretrizes para aperfeiçoar  o SUAS.

Na  abertura, o  prefeito de Caldeirão Grande,   João Vianey, ressaltou a importância do conferência  e reafirmou o compromisso de sua gestão com as questões sociais do município. “Oferecer melhores condições de vida para os cidadãos é um dos nossos principais objetivos enquanto gestores públicos. E proporcionar esta melhoria só é possível através do trabalho em organizado,  com firmeza, e acompanhar de perto, para que possamos desempenhar  as ações para que tenhamos um melhor resultado, estamos aqui para garantir o direito de nossas famílias que se encontram em situações de maior vulnerabilidade,  e para isso vamos aqui  traçar metas, mais peço que sejam metas palpáveis, metas  que mesmo  que com dificuldade possamos cumpri, então  me comprometo a apoiar e buscar recursos para desenvolver políticas públicas que realmente atenda a necessidades sociais de nossas famílias, disse Vianney, que falou ainda sobre o programa Criança Feliz, onde informou que o município está se organizando para dar início ao atendimento as famílias de Caldeirão Grande.

A Secretaria de Assistência Social, Luciana Carvalho, agradeceu a participação de todos, a parceria com as demais Secretarias e destacou a importância da conferência . “Juntos de mãos dadas é que podemos desenvolver nossas políticas públicas sociais voltadas para nossa população, e dizer da nossa alegria de trabalhar a assistência social, que é uma política nova e que vem se arrastando para se desenvolva melhor, encontramos muitas dificuldades, mais felizmente temos um gestor que é sensível a política de assistência social , que muito colabora  nos desafios que nos é imposto.  E que nessa Conferência possamos juntos estar contribuindo e deixando nossa participação assegurada nas metas que vamos propor para que melhore o assistencialismo, para que ele seja acessível, porque a política de assistência social é para quem dela precisa, é a porta de entrada de nossa famílias que precisa da oferta dos serviços oferecidos”,   disse a Secretária que finalizou convidando a população a visitar a  Secretaria para ver o trabalho que é desenvolvido com os grupos de convivência .

A presidente do Conselho Municipal de Assistencial social-CMAS, Francisca Alencar abriu a conferência e  deu as boas vindas aos  participantes, quando descreveu como  um momento importante, onde vai se firmar metas para o desenvolvimento de políticas públicas  do município.

Publicidade

A palestrante Gorete Teixeira, representando a empresa Impacto, parabenizou o município pelas ações.  “Quando  agente observa o trabalho que é desenvolvido no grupo de  fortalecimento de vínculos de Caldeirão Grande, percebemos  a promoção  da inclusão social, da cidadania, e é este o caminho, vejo que o prefeito e a secretaria se empenha para que a política seja desenvolvida como deve ser no município, disse.

Realizada o dia todo, na parte da manhã, o a conferencia  teve uma apresentação do grupo Caldeirãozinho Misuc, que entoarão duas músicas de Luis Gonzaga. Logo após, a houve  uma palestra magna ministrada pela assistente social, Érica Goes, que  expôs todas as dimensões da Conferência, e apresentou os eixo a serem trabalhados, em seguida houve da divisão dos participantes em grupos de trabalho, que estabeleceram diretrizes  a serem realizadas pelos governos municipal, estadual e federal do período de 2017\2018.

No  período da tarde foram apresentados as propostas elaboradas pelos grupos  e  foram eleitos os delegados que irão defender  as mesmas na Conferência Estadual  que acontecerá de 16 a 18 de outubro de 2017, em Teresina. Ao término do evento foram entregues certificados.

Eixos trabalhados e algumas das propostas apresentadas a serem defendidas na Conferencia Estadual:

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais.

Publicidade

Proposta – Criar articulação do estado com município em promover O co-financiamento das ações assistenciais aos mais variados segmentos.

Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Proposta – Reunião com gestor e secretários municipais para garantir a participação dos conselhos nas reuniões.

Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais.

Proposta – Aumento dos valores de todos os pisos para o SUAS.

Publicidade

Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Proposta- Criar lei que regulamenta o mínimo de cofinanciamento do município para com Assistência Social.

Foram eleitos quatro delegados que representarão o município de Caldeirão Grande na etapa estadual da Conferência,  sendo dois representando o poder público, Ana Gardênia Lopes e Apolônia Carvalho e dois representando a sociedade civil, Francisca Alencar e Cristina Araújo.

Estiveram presentes na Conferência, o Prefeito João Vianney Vice-prefeita, zulene Leal, representando a Câmara de vereadores, Luiz Alencar, presidente da CMAS, Francisca de Alencar neta Pereira, as palestrante, Érica Patrícia de Góes Andrade e Maria Gorete Teixeira Alves, assistente social,  Ana Gardênia Lopes e Macedo,  psicóloga do CRAS a Apolônia Ana de Carvalho Neta, Secretário de finanças, Antônio Neto,  os vereadores, Francisca Irene, Marcondes Alencar e Francisca Josefa Miranda, além de  coordenadores da Saúde, Educação Conselho Tutelar, Conselheiros Setoriais e a equipe da Secretaria de Assistência Social, do CRAS, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  e os usuários dos serviços da Assistência Social.

Veja fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS