Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

25 presos fogem durante rebelião em presídio no Piauí

Publicado

em

Vinte cinco presos conseguiram fugir durante a rebelião que ocorreu na Casa de Custódia em Teresina no domingo (25). A recontagem dos detentos foi finalizada na segunda-feira (26) e, segundo a direção da unidade prisional, apenas dois presos foram recapturados no mesmo dia.

A relação com nomes e características dos presos foi divulgada e homens da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal e agentes penitenciários realizam buscas com objetivo de recapturar os fugitivos.


No domingo (26), os presos se rebelaram e atearam fogo em colchões e tecidos. Somente após três horas de bastante tensão e confronto, a rebelião foi contida.

Um detento identificado como Francisco das Chagas Carvalho e Silva Junior, 20 anos, que cumpria pena por roubo há quatro meses foi assassinado com perfurações. A Secretaria Estadual de Justiça disse que vai apurar as circunstâncias da morte que é a 11ª registrada no sistema prisional somente este ano.

Sejus aciona viatura do Corpo de Bombeiros para conter ânimos na Casa de Custódia em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)A Casa de Custódia de Teresina, maior unidade prisional do Estado, conta, hoje, com quase mil presos, sendo que sua estrutura é destinada a custodiar apenas 336 pessoas. Além disso, de acordo com a Secretaria de Justiça, em menos de dois anos, o número de presos no sistema prisional piauiense aumentou 17% – em janeiro de 2015, o número de presos era de 3.542, ou seja, 608 a menos que atualmente.

Clima era tenso
Em menos de 24horas, os presos voltaram a se rebelar, mas numa proporção menor se comparada com a rebelião de domingo.

Publicidade

“Eles estavam batendo nas grades e gritando. Uns agentes penitenciários que estão de plantão informaram que alguns presos conseguiram sair das celas nesta segunda-feira, no entanto, não conseguiram sair das dependências da Casa de Custodia”, contou o vice-presidente Sinpoljuspi.

 Ainda conforme Kleiton Holanda, as visitas ocorrem normalmente, entretanto, o processo é complicado já que os presos estavam separados por pavilhões e, neste momento, estão misturados.

 Estrutura danificada
Um vídeo gravado por agentes mostra celas e outras dependências da Casa de Custódia totalmente danificadas. Nas imagens é possível ver grades que foram arrancadas pelo pátio do presídio e fechaduras danificadas. Pedras e entulho resultado da quebradeira feita pelos detentos podem ser vistos por várias partes da unidade.

O G1 também teve acesso ao vídeo que mostra o corpo do detento que foi morto em um dos corredores da prisão. As imagens são bastante fortes e por esta razão não foram publicadas.

A direção da Casa de Custódia solicitou reforço do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e ainda do Corpo de Bombeiros.

O Instituto Médico Legal (IML) foi até o presídio e fez a remoção do corpo. Equipes da Delegacia de Homicídios e Perícia Criminal também estiveram na unidade prisional.

Publicidade

Caos no presídio
No dia 3 deste mês, o corpo de um detento foi encontrado dentro de uma cela da Casa de Custódia de Teresina. A vítima estava enterrada embaixo de escombros, apenas com o pé do lado de fora e teria sido morta a pedradas, facadas e espancado pelos detentos do pavilhão.

No dia 22 de maio, pelo menos 30 detentos tentaram fugir da unidade cavando um túnel de aproximadamente 30 metros. Mais de cinco tentativas de fuga já foram registradas esse ano no presídio.

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS