Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

49 mil unidades no Piauí estão aptas à tarifa branca de energia

Publicado

em

Após a tarifação da energia elétrica na bandeira vermelha nos três últimos meses, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou o início da cobrança com a tarifa branca para esse começo de ano. No Piauí 49 mil unidades estão aptas a fazerem a adesão. Como anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, só poderá aderir pessoas com um consumo superior a 500 Kwh mensal, não se aplicando aos consumidores que são classificados como baixa renda, sendo beneficiários de descontos previstos em Lei.

Por força da Resolução Normativa nº 733/2016 da ANEEL está em vigor, desde a segunda-feira (1), uma nova forma de tarifação para consumidores do grupo B, a tarifa branca, que possui ao longo do dia três valores de tarifas diferentes, classificados como “horário fora ponta” que tem a tarifa 17 % mais barata que a convencional, o “horário intermediário” em que o valor da tarifa é 20% mais caro que o convencional e o “horário ponta”, que chega a ficar até 51% mais caro do que a tarifa convencional.

A tarifa branca traz uma variação do valor da energia de acordo com o dia e o horário do consumo, sendo oferecida para unidades consumidoras de baixa tensão, como as residências e os pequenos comércios.

Para que o consumidor faça a adesão da tarifa branca, deve procurar um dos postos de atendimento da Eletrobrás-PI portando seus documentos pessoais, RG e CPF. Caso o consumidor ache que a tarifa branca não apresenta vantagem, ele pode solicitar sua volta à tarifa convencional. A distribuidora terá 30 dias para atender o pedido. Todavia, se voltar à tarifa branca, o consumidor terá um período de carência de 180 dias. Por isso, é importante que, antes de optar pela tarifa branca, o consumidor examine seu perfil de consumo para ver qual tarifa lhe atende melhor.

De acordo com a Aneel, a tarifa branca não é recomendada para quem concentra o consumo nos períodos de ponta e intermediário porque o valor da fatura tende a subir. Para ter certeza do seu perfil, o consumidor deve comparar suas contas com a aplicação das duas tarifas. Isso é possível por meio de simulação com base nos hábitos de consumo e equipamentos.

Publicidade

Na resolução que define a Tarifa Branca existe um cronograma de adesão, iniciado este mês.

1. A partir de 01/2018 – Consumidores com consumo médio superior a 500 kWh;

2. A partir de 01/2019 – Consumidores com consumo médio superior a 250 kWh;

3. A partir de 01/2020 – Para os consumidores com consumo inferior a 250kWh.

Sistema de bandeira da Aneel

Publicidade

O Sistema de bandeiras é o que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples, as cores das bandeiras que são verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com esse sistema, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma consciente.

Para esse mês está sendo aplicada a Bandeira Verde, para o qual não há aumento na tarifa, mas ainda assim o consumidor deve se manter atento a medidas para manter o consumo consciente, o que deixará sua conta mais barata, tais como: evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural; abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa; apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados; limpe sempre as lâmpadas e luminárias e dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes; mantenha os ambientes onde tenha ar condicionado ligado, sempre fechados; faça regularmente a manutenção dos aparelhos de ar condicionado e evite manter a geladeira aberta por longos períodos e verifique se a borracha da porta está em boas condições de vedação.

Fonte: Meio Norte

Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS