5 dicas simples para economizar gasolina e aumentar a saúde do carro
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 17/02/19

5 dicas simples para economizar gasolina e aumentar a saúde do carro

Para quem pretende diminuir um pouco os valores comprometidos mensalmente no orçamento familiar, separamos 5 dicas que ajudarão a economizar combustível e, paralelamente a isso, a vida útil dos carros.

Ignição é o ‘ponto de partida’

Com o perdão do trocadilho, cuidar do sistema de ignição dos carros é, literalmente, o ponto de partida para economizar combustível e, com isso, preservar o motor.

“Manter o sistema de ignição, como cabo, bobinas e velas, em ordem, é fundamental. O ideal é verificar a cada 20 mil quilômetros rodados”, aconselha Faísca.

Use somente combustível de qualidade

A discrepância nos preços dos combustíveis entre um posto e outro, às vezes no mesmo bairro, tem explicação: a procedência deles.

É comum encontrar estabelecimentos que vendem o litro da gasolina por um preço bastante convidativo, próximo ao que o etanol é comercializado. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a gasolina não é tão “pura” quanto deveria ser.

A adição de etanol e às vezes água, nos tanques, deixa a gasolina mais fraca e é extremamente prejudicial aos componentes do motor.

“O combustível adulterado desgasta as válvulas do motor, velas e bicos injetores, além de contaminar o óleo. Pode diminuir em até 60% a vida útil do motor”, alertou Faísca.

Uma injeção de economia

“É fundamental manter o sistema de injeção eletrônica revisado, fazendo periodicamente a limpeza dos bicos e verificando a pressão da bomba elétrica”.

Troca de óleo no tempo certo

“Não atrasar as trocas de óleo do motor do carro. Ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 10 meses. O que vencer primeiro”.

‘Olha a água’

“Verificar e substituir o aditivo do radiador uma vez por ano. Ele contém etilenoglicol e, por isso, o motor não trabalha gelado, evitando a carbonização, e nem superaquece, o que previne o desgaste e o aumento do consumo de combustível”.

 

 

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Condutor erra ao dar a ré, bate em três carros e invade academia no Piauí

Um condutor errou ao dar a ré, bateu em três carros e invadiu uma academia na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro São Benedito, em Parnaíba, no Litoral do Piauí.

NOTÍCIA DESTAQUE

Motorista fica preso às ferragens após caminhão tombar na BR-316

Um caminhão tombou na BR-316 neste domingo (12), próximo ao município de Valença. O veículo estava carregado com cebolas. O condutor preso às ferragens. As informações são do Somos Notícias. O

NOTÍCIA DESTAQUE

Duas mil famílias do litoral recebem ajuda humanitária

Durante o final de semana, duas mil famílias atingidas pelas enxurradas no litoral do Piauí receberam ajuda humanitária da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec). De acordo com o órgão,