Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Açude ameaça romper e cidade do interior do PI poderá ficar isolada

Publicado

em

O açude do Mariano na localidade Candeeiro, na cidade de Luzilândia pode se romper e deixar  o município isolado a qualquer momento. Uma erosão na parte sul do açude do Mariano foi observada na tarde deste sábado (18/02) e deixou a população preocupada.

A construção do Açude data da década de 1960, com capacidade para cerca de 11 milhões de metros cúbicos, chegou o açude a ser romper em 2004. O açude fica em um ponto mais elevado em relação à cidade, tendo, nas proximidades de seu leito, diversas comunidades nativas.

Foto: Luzilândia.net
Foto: Luzilândia.net

A água das chuvas que escoa pelo reservatório, se junta a uma estrada que dá acesso à cidade. Daí, o medo dos moradores, caso o volume cresça, ao ponto de romper a parede do sangradouro, e que apresenta passagem para pouca vazão. As famílias reclamam, ainda, da construção particular de um tanque de peixes e a colocação de uma cerca farpada, dentro do leito do açude. Além do espaço estreito do sangradouro, o excesso de capim navalha plantado para o gado é outro problema, já que, arrastado pela correnteza, poderá prejudicar o escoamento da barragem, que pode arrebentar.

A prefeitura de Luzilândia chegou a usar um trator para reforçar a parede do açude que fica distante 5 km da cidade e ameaça romper.

Confira ao vídeo do trator sendo usado pela prefeitura:

Publicidade

 Fonte: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS