Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Adolescente salva irmão de sete meses engasgado com leite materno no PI

Publicado

em

Com um bocado de destreza e conhecimento, a pequena Ana Beatriz, de 12 anos, salvou a vida do seu irmão Davi, de sete meses. O bebê sufocou com golfo durante um descuido da avó e foi socorrido pela irmã, que é aluna do projeto Samuzinho. Ela executou uma manobra de emergência e o menino voltou a respirar.

O susto aconteceu quando a avó das crianças, a aposentada Teresinha Silva, cuidava do bebê em uma cama e cochilou por alguns minutos. Quando despertou, a avó percebeu que a pele do pequeno Davi estava ficando roxa.

“Eu cochilei um pouco, e quando abri os olhos, ele já estava sem fôlego, procurando ar e não achava”, relembra a aposentada Teresinha Silva. Sem saber o que fazer, a avó pediu ajuda a neta Ana Beatriz. A menina logo percebeu que o irmão estava engasgado e agiu rapidamente.

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei ele de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, contou Ana Beatriz.

A menina aprendeu a executar a manobra através do Samuzinho, um projeto social realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ensinam técnicas de primeiros socorros para cerca de 60 crianças com idades entre sete a 12 anos.

Publicidade
Davi, de apenas sete meses, foi salvo pela irmã Ana Beatriz, de 12 anos, em Teresina - Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

Davi, de apenas sete meses, foi salvo pela irmã Ana Beatriz, de 12 anos, em Teresina – Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

O Davi já é a segunda criança salva por um aluno do Samuzinho. Em junho, o Walter Neto, de sete anos, conseguiu salvar o primo Davi Ilírio, de três anos, que havia engasgado com uma espinha de peixe.

“Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que ‘primeiros socorros’ é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do Projeto Samuzinho.

Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS