Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 26/05/19

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), que trabalha há 15 anos com assessoria às Prefeituras Municipais.

A presidente do Indes, Nelba Fortaleza, afirma que dos 224 municípios do Piauí, apenas 18 estão com o Programa de Ações Articuladas para a Educação (PAR) desbloqueados porque estão adiplentes em todos os itens exigidos pelo programa, que são obras, Conselhos da Merenda e Transporte, que fazem o controle social da aplicação dos recursos, prestações de contas de programas e habilitações, que são o cumprimento de aplicação dos 25% do orçamento municipal em educação, obrigados pela Constituição Federal.

“Os outros 206 municípios com o PAR bloqueado estão com pendências, sendo que desses, 161 estão com pendências de obras e 45  municípios estão com pendências em Conselhos de Merenda Escolar e Transporte Escolar , habilitações e prestação de contas de recursos oriundos da educação”, explicou Nelba Fortaleza.

O prefeito do município de Joaquim Pires, Genival Bezerra (PT) , disse que é um dos 18 municípios que estão  aptos a receber recursos para custeio e investimentos para a educação.

“A gente consegue estar adiplente porque temos uma equipe muito boa e fica fazendo o acompanhamento e o monitoramento do sistema e, principalmente aplicando os recursos em educação e cumprido os prazos obrigatórios determinados pela lei”, declarou Genival Bezerra.

Municípios não bloqueados no PAR:

Antônio Almeida;

Bela Vista do Piauí;

Belém do Piauí;

Elesbão Veloso;

Francinópolis;

Geminiano;

Guadalupe;

Hugo Napoleão;

Itaueira;

Joaquim Pires;

Landri Sales;

Paquetá;

Patos do Piauí;

Paulistana;

Pedro Laurentino;

Porto Alegre do Piauí;

Santo Inácio do Piauí;

São Luís do Piauí.

 

 

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Belém do Piauí

Reisado, uma cultura viva que leva alegria e diversão às famílias

Nos meses de dezembro e janeiro, o Reisado, uma manifestação cultural, religiosa e festiva, classificada, no Brasil, como folclore, leva alegria e diversão para as famílias. Na região do histórico

Alagoinha do Piauí

Em busca de melhorias, prefeito de Alagoinha se reúne com vice-governadora e secretário de saúde do estado

Desde o início desta semana em busca de melhorias para o município de Alagoinha do Piauí, o prefeito Jorismar Rocha (PT), esteve na cidade de Teresina, capital do estado do

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais ruas são pavimentadas e vida de moradores é melhorada em Jacobina do Piauí

Proporcionar mais conforto à população, melhorar condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, e proporcionar níveis satisfatórios de segurança e qualidade na trafegabilidade de veículos e pessoas. Esses são