Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Apicultura é grande aposta da agricultura familiar para enfrentar a estiagem no Piauí

Publicado

em

O homem do campo vem apostando em outras culturas para produzir mais. Em tempos de estiagem, a plantação não cresce e a criação sofre com a seca, mas na agricultura familiar a apicultura tem sido uma boa alternativa para quem vive na zona rural.

A criação de abelhas para a produção de mel é uma cultura forte na zona rural de Floriano. Na cidade, pelo menos cinco comunidades rurais atuam na produção do mel e criação de abelhas.

Os produtores receberam apoio do Colégio Técnico de Floriano, que através dos projetos Brasil sem Miséria e Jovem Empreendedor Rural, fez a doação de equipamentos, como colméia, fumegador e macacão de proteção. Eles também contaram com a assistência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que implantou na fazenda experimental a ‘Casa do Mel’.

“Essa Casa do Mel tem o objetivo de ser um local de extração do produtor rural. Então aquele apicultor que não tem unidade adequada na sua comunidade, ele pode utilizar este espaço para retirar o mel. Isto já ajuda muito, porque o maior investimento da apicultura é ter um lugar de extração dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura”, explicou Laurielson Chaves, coordenador do curso de apicultura do Instituto Federal de Floriano.

A Casa do Mel é uma unidade de extração de produtos apiculas e funciona também como laboratório nas aulas práticas no curso de apicultura para 250 alunos do Colégio Técnico de Floriano. O local conta com mesa para a recepção das colméia e retirada do mel, centrífugas com grandes panelas para processar os favos e o decantador para retirar as impurezas do mel.

Publicidade

Atualmente a apicultura vem mudando a vida do pequeno agricultor e do microempreendedor no Piauí. Além de ser uma das atividades mais rentáveis dentro da agricultura familiar. Na região de Floriano, o município de Itaueira vem se destacando na produção do mel e contribuindo para que o estado sejam um dos maiores produtores do país.

Pablo Henrique conta que conheceu a técnica quando estudou no colégio técnico. Ele decidiu investir na área e além de apicultor, é também microempreendedor e ministra palestras sobre a produção. O estudante compra e vende mel dos produtores da região e repassa para as cooperativas e empresas do ramo.

“A apicultura dentro da agricultura familiar é uma das atividades mais viavéis e compensadoras em termo de renda. Tanto que para produzir um balde de mel de R$ 300, você precisa de uma colméia. Então um apicultor com 30 colméias tem em média até R$ 5 mil”, destacou.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS