Apicultura é grande aposta da agricultura familiar para enfrentar a estiagem no Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 19/06/17

Apicultura é grande aposta da agricultura familiar para enfrentar a estiagem no Piauí

O homem do campo vem apostando em outras culturas para produzir mais. Em tempos de estiagem, a plantação não cresce e a criação sofre com a seca, mas na agricultura familiar a apicultura tem sido uma boa alternativa para quem vive na zona rural.

A criação de abelhas para a produção de mel é uma cultura forte na zona rural de Floriano. Na cidade, pelo menos cinco comunidades rurais atuam na produção do mel e criação de abelhas.

Os produtores receberam apoio do Colégio Técnico de Floriano, que através dos projetos Brasil sem Miséria e Jovem Empreendedor Rural, fez a doação de equipamentos, como colméia, fumegador e macacão de proteção. Eles também contaram com a assistência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que implantou na fazenda experimental a ‘Casa do Mel’.

“Essa Casa do Mel tem o objetivo de ser um local de extração do produtor rural. Então aquele apicultor que não tem unidade adequada na sua comunidade, ele pode utilizar este espaço para retirar o mel. Isto já ajuda muito, porque o maior investimento da apicultura é ter um lugar de extração dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura”, explicou Laurielson Chaves, coordenador do curso de apicultura do Instituto Federal de Floriano.

A Casa do Mel é uma unidade de extração de produtos apiculas e funciona também como laboratório nas aulas práticas no curso de apicultura para 250 alunos do Colégio Técnico de Floriano. O local conta com mesa para a recepção das colméia e retirada do mel, centrífugas com grandes panelas para processar os favos e o decantador para retirar as impurezas do mel.

Atualmente a apicultura vem mudando a vida do pequeno agricultor e do microempreendedor no Piauí. Além de ser uma das atividades mais rentáveis dentro da agricultura familiar. Na região de Floriano, o município de Itaueira vem se destacando na produção do mel e contribuindo para que o estado sejam um dos maiores produtores do país.

Pablo Henrique conta que conheceu a técnica quando estudou no colégio técnico. Ele decidiu investir na área e além de apicultor, é também microempreendedor e ministra palestras sobre a produção. O estudante compra e vende mel dos produtores da região e repassa para as cooperativas e empresas do ramo.

“A apicultura dentro da agricultura familiar é uma das atividades mais viavéis e compensadoras em termo de renda. Tanto que para produzir um balde de mel de R$ 300, você precisa de uma colméia. Então um apicultor com 30 colméias tem em média até R$ 5 mil”, destacou.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Waldelina Crisanto transforma Jaicós em um canteiro de obras e acompanha cada uma delas

A prefeita Waldelina Crisanto transformou o município de Jaicós em um verdadeiro canteiro de obras.  Nesta sexta-feira (25) a chefe do Executivo Municipal acompanhou pessoalmente o andamento de cada uma

NOTÍCIA DESTAQUE

TCE e MPF vão compartilhar dados para coibir abusos nas eleições

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí vão desenvolver ações conjuntas e compartilhar informações para coibir abusos dos candidatos e pré-candidatos a cargos

Campo Grande do PI

“Baiá” realiza carreata e comício no povoado Carnaíba em Campo Grande do Piauí

A Coligação “Unindo Forças por Campo Grande Livre e Feliz” realizou uma grande concentração política na noite de domingo(18), na cidade de Campo Grande do Piauí. O evento deu inicio

Belém do Piauí

Vereadores reivindicam a limpeza da barragem do povoado Caboclo, em Belém do Piauí

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou, na última sexta-feira, 25, a 13ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB)

NOTÍCIA DESTAQUE

Funasa assina convênios com 21 prefeituras do Piauí nesta segunda-feira

O presidente da Fundação Nacional de Saúde, Henrique Pires, assina, nesta segunda-feira (16), convênios com 21 prefeituras do Piauí para para Capacitação e Apoio Técnico na elaboração do Plano Municipal

Jaicós

Raphaela Loiola veste looks da ‘Sensual Modas’ e mostra beleza em ensaio

A moda feminina tem estado em alta nos últimos anos, tendo em vista que as mulheres têm desejado estarem vestidas de acordo com as tendências da moda atual e cada