Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após irregularidades, Nucepe cria força-tarefa para fiscalizar concursos

Publicado

em

Órgãos do Estado se reuniram no final da manhã desta quarta-feira (19/04) na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para tratar das irregularidades nos serviços prestados para concursos públicos pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). Na reunião foi decidido criar uma comissão de fiscalização para que haja um acompanhamento dos mesmos, evitando que irregularidades aconteçam novamente.

“O saldo que se tira de uma reunião como essa é de fortalecimento da institucionalidade pública. O Nucepe é um órgão que preza pelo zelo, pela transparência e probidade na realização de concursos públicos mas que infelizmente essa imagem está ameaçada em função dos sucessivos ataques em tentativa de burlar os concursos públicos”, disse ao OitoMeia o reitor da Uespi, Nouga Cardoso.

Reitor da Uespi, Nouga Cardoso / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)

Saiba mais em: Concurso para agente penitenciário no Piauí é cercado por suspeitas de fraudes e reclamações

O reitor disse ainda que essa decisão é uma força tarefa com membros de todas as instituições de seguraça do Estado do Piauí somando-se a isso a ordem dos Advogados (OAB)e o Ministério Público. “Não tendo dúvidas que isso vai trazer a segurança que os concurseiros precisam, o objetivo é de fazer um acompanhamento para que conhecendo o processo do concurso não ocorram irregularidades”, explicou.

Publicidade

Presidente da Comissão da OAB, Renato Catunda / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)

O presidente da Comissão de Concurso Público da OAB, Renato Catunda disse que essa comissão vem para tentar minimizar problemas de fraudes até questões procedimentais. “A comissão vai vir para sugerir métodos de segurança, de aplicação até mesmo forma de seleção de candidato, para que não aconteça o que aconteceu com outros concursos, a nossa comissão vai atuar de forma concomitante do começo do concurso até o final”, frisou.

Presidente da OAB, Chico Lucas/ (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)

Chico Lucas, presidente da OAB também esteve presente e disse à reportagem que deve haver esse acompanhamento. “A ideia é que agentes externos, OAB, TCE, Ministério Público participem da tomada de decisão nos procedimentos, assim teremos um concurso idôneo, sem fraudes e principalmente um concurso que evite judicializações ao longo do anos trazendo prejuízo para a sociedade que perde com a falta desses servidores públicos”.

POLÍCIA MILITAR DEFENDE NUCEPE

Publicidade

Além da OAB , a polícia militar também estava presente na reunião representada pelo o tentente da diretoria de inteligência da Polícia Militar, Scheiwann Lopes. “O Nucepe é um órgão isento, esses ataques ao Nucepe são infundados, o que acontece é a esperteza dos criminosos que agem na hora de realizar a prova do concurso, nós queremos tirar esse foco de que o problema está na elaboração do concurso, queremos que a sociedade piauiense tenha a garantia de que ao fazer o concurso vai está fazendo algo sério”, disse o tenente.

Tenente da Polícia Militar, Scheiwann Lopes / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)

Lopes disse também que o órgão fica satisfeito com a criação da comissão. “Fazendo isso, nós teremos um acompanhamento para que tudo seja feito na maior lisura possível, ou seja selecionando o que há de melhor nos participantes para que os aprovados possam compor as fileiras da Polícia Militar”, falou.

A data para que os representantes de cada órgão do governo se apresente ainda não foi decidida, entretanto o Reitor Nouga disse em reunião que pretende receber os nomes para que esse processo seja agilizado

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS