Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após pleito ser adiado duas vezes,eleição para conselheiro tutelar em Parnaíba é realizada

Publicado

em

A eleição para escolha dos conselheiros tutelares da cidade de Parnaíba,no Litoral do Piauí, acontecem neste domingo (27) depois do pleito ter sido remarcado por duas vezes. Em Parnaíba são 24 candidatos que brigam por cinco vagas.

Em Parnaíba, 67 escolas estão na lista de locais de votação. Deste total, 18 escolas estão abertas para a votação, abrigando todas as seções eleitorais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 31 urnas estão sendo utilizadas nesse processo. A votação iniciou às 8h e encerra às 17h e a previsão é de que o resultado seja divulgado antes das 18h.

Segundo relato dos eleitores, o tempo médio em que eles passam diante da urna, é de no máximo 20 segundos. A movimentação com relação à primeira data está aparentemente menor, mas mesmo assim há uma forte participação dos eleitores, sobretudo da terceira idade.

Escolha dos conselheiros tutelares

A primeira votação aconteceu, no dia 6 de outubro deste ano, mas comissão eleitoral do processo de escolha dos conselheiros tutelares de Parnaíba cancelou o pleito após erros logísticos.

Em ata, os organizadores afirmaram que houve problema na identificação dos eleitores, caderno de votação e nas urnas. As eleições dos novos conselheiros para o quadriênio 2020/2024 aconteceram nos demais 223 municípios do Piauí como o planejado, avaliou o Ministério Público

Publicidade

O TRE recomendou que as eleições do dia 6 fossem adiadas para o dia 28. Mas antes dessa definição, os candidatos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente definiram que as eleições seriam dia 20, o que contrariou a lógica em que o TRE sempre fez nas eleições partidárias onde os pleitos se definem no último domingo do mês, como é o caso deste domingo (28).

Conselho Tutelar

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do poder público, no âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS