Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após polêmica, seis promotores disputam cargo de procurador geral do Piauí

Publicado

em

Oito nomes estão inscritos para disputar o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE). A eleição vai acontecer no dia 12 de junho, das 9h às 15h no auditório do MPE. Dos concorrentes, apenas dois são procuradores: Zélia Saraiva Lima e Hosaías Matos de Oliveira.

Entres os promotores, disputam o cargo Antônio Rodrigues de Moura (Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Teresina), Cleandro Alves de Moura (titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina e atual procurador-geral), Elói Pereira de Sousa Júnior (titular da 48ª Promotoria), Eny Marcos Vieira Pontes (titular da 29ª Promotoria), Hugo de Sousa Cardoso (titular da 33ª Promotoria) e Paulo Rubens Parente Rebouças (titular da 2ª Promotoria de Justiça de Altos).

Segundo a comissão eleitoral, 176 membros do MPE estão aptos a votar, sendo 20 procuradores e 156 promotores. “Todos os promotores e procuradores podem votar. No total são 176 membros entre procuradores e promotores e oito podem ser votados”, explica o presidente da comissão, Antonio de Pádua Ferreira Linhares.

E por falar em promotores, a comissão garante que é “coisa do passado” a polêmica envolvendo a PEC 02/2016, aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e que proíbe promotores de serem votados. Os efeitos da PEC estão suspensos após liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Morais.

“Está tudo tranquilo, aquilo ali (PEC) é coisa do passado. Todo mundo pode votar e os que podem ser votados estão inscritos”, afirmou ao Cidadeverde.com

Publicidade

Cada membro do Ministério Público do Piauí em efetivo exercício pode votar em até três candidatos diferentes. Nos termos da Lei Orgânica do MPE, o Procurador-Geral de Justiça, chefe da instituição, é nomeado pelo governador, que deve escolher entre os três candidatos mais votados pelos procuradores e promotores de Justiça.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS