Connect with us

Campo Grande do PI

Audiência Pública discute crise hídrica dos municipios abastecidos pela adutora de Piaus

Publicado

em

Foi realizada na manhã deste sábado, 25 de março, na cidade de Pio IX, uma Audiência Pública para discutir a crise hídrica nos municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus, localizada no povoado de mesmo nome na divisa dos municípios de São julião e Pio IX.

Participaram do evento a prefeita de Pio IX, Regina Coeli,  a prefeita de Fronteiras Maria José e o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edílson Brito e um grande numero de vereadores e secretários municipais e outros representantes dos cinco municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus.

Com a longa estiagem que assola a região, o açude de Piaus encontra-se com apenas 5% de sua capacidade máxima e com o colapso iminente autoridades políticas, civis e eclesiásticas debateram formas de amenizarem o consumo em excesso e quais medidas devem ser tomadas por cada município.

Durante o evento, representantes da Agespisa, DNOCs e Funasa foram questionados sobre as medidas de contingenciamento que podem estar sendo tomadas no tocante ao combate ao gasto abusivo de água na região.

O debate discutiu ainda soluções alternativas que os municípios podem tomar como o aumento do efetivo de carros-pipa, construção de barragens de pequeno porte ou escavação de poços.

Publicidade

Ficou acertado entre os órgãos envolvidos uma maior fiscalização da distribuição de água de Piaus entre os municípios e o combate ao furto de água deve ser intensificado. “Além da seca, o furto de água é um dos maiores responsáveis pelo gasto abusivo da Adutora de Piaus”, declarou o representante da Agespisa, Gesiel.

Os prefeitos das cidades abastecidas pelo Sistema Adutor de Piaus ficou de se reunirem juntamente com os demais órgãos envolvidos com o governo do estado Wellington Dias, para pedir socorro.

“A situação é de calamidade, estamos pedindo socorro, o momento é de nos unirmos e buscar soluções em conjunto”, bradou a prefeita de Pio IX, bastante preocupada com a situação.

Outra questão debatida e que deverá ser enviada a cada município é um termo conjunto que estipulará a cobrança de uma sobretaxa aos consumidores que extrapolarem a meta individual por litros de água em cada residência.

Fonte: PortalÉnotícias

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS