Aumento dos casos de dengue no Piauí é cíclico, diz Sesapi
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 19/06/19

Aumento dos casos de dengue no Piauí é cíclico, diz Sesapi

A Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) afirmou que o aumento de 190,7% dos casos de dengue no Piauí em 2019 faz parte de um ciclo trienal da doença.

“A dengue se comporta como algo que funciona em ciclo. Dois ou três anos tranquilos e posteriormente um ano não tranquilo. Tivemos 2017 e 2018 tranquilos e 2019 um aumento”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Ocimar Alencar.

Neste ano já foram registrados 32 casos graves de dengue, além de uma morte. Dentre as cidades com nível mais crítico estão Pavussú,  Curimatá, Alvorada do Gurguéia e Simplício Mendes.

Para o superintendente da Sesapi, as ações de combate à proliferação do mosquito devem ser permanentes. “Parece que temos um momento que esquecemos da questão da dengue e temos que intensificar”, disse Ocimar.

Outras doenças

O mosquito transmissor da doença também é vetor de chikungunya e do zika vírus. Nos cinco primeiros meses de 2019 houve redução de aproxima 16% nos casos de chikungunya. Os casos de zika também têm chamado a atenção. Nos cinco primeiros meses deste anos, 23 casos foram diagnosticados no Piauí, valor que se aproxima dos 24 casos registrados no ano passado. Oeiras, São Raimundo Nonato e Parnaíba estão entre as cidades com maior número de casos.

cidadeverde.com


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Dilma responde acusações e chama matéria da revista Veja de ‘terrorismo eleitoral’

A presidente Dilma Rousseff (PT) e candidata à reeleição encerrou o seu último programa eleitoral antes do segundo turno respondendo à capa da revista Veja em que dizia que Lula

NOTÍCIA DESTAQUE

‘Frustração’ e ‘decepção’, dizem candidatos após prova de concurso da PM-PI ser anulada

Depois do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) tomar a decisão de anular a prova objetiva para o concurso da Polícia Militar do Piauí, realizada nesse domingo (21),

NOTÍCIA DESTAQUE

Promotor quer corte nos cargos comissionados e expede recomendação a W.Dias

O próprio governador Wellington Dias (PT) já assumiu que a situação financeira do Piauí é preocupante. E, diante desta e outras inconformidades, o Ministério Público decidiu notificar nesta terça-feira (26/09),