Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Banco do Nordeste reúne agricultores e trata sobre descontos e renegociações de empréstimos rurais em Caldeirão Grande

Publicado

em

Uma equipe do Banco do Nordeste, agência de Araripina-PE, esteve na manhã desta segunda-feira, 06, reunido com agricultores  do município  Caldeirão Grande do Piauí para tratar sobre a Lei 13.340/16 que  concede descontos de até 95%   e renegociação de dívidas rurais.

Dentre as vantagens  concedidas ao agricultores estão, a renegociação de dívidas contratadas em 2012 até 2016;  Pagamentos a partir de 2021; Sem o cômputo de multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou horários advocatícios; e Manutenção de bônus.

A ação é um iniciativa da  Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura que buscou  junto ao  Banco do Nordeste uma parceria para que a reunião fosse realizada no município.

O  encontro que aconteceu no  auditório municipal,  foi aberto pelo secretário de Agricultura,  Gláuber Ramon Sousa Marques, que  falou sobre  a importância da reunião.  “A lei  oferece descontos, renegociação e disponibiliza uma nova linha de crédito, e agente entende que  diante da crise que passa o País, temos que buscar alternativas para desenvolver a economia do município, e  esse é caminho, pois  nossos agricultores poderão estar quitando suas dívidas, podendo fazer um novo empréstimo. Através  de um dos programa do BNB, o  AgroAmigo,  movimentou  em Caldeirão Grande,  entre 2007 a  2017,  mais de um milhão de reais, ou seja movimentando o meio  rural  e aquecendo nossa economia”, explicou.

A reunião foi coordenada pela gerente geral da agência do Banco do Nordeste em Araripina Allyany Hipólito, que explanou sobre os benefícios da Lei 13.340/2016, como a renegociação de dívidas contratadas no BNB, e dá descontos de até 95%  aos produtores rurais prejudicados pela seca.

Publicidade

Para o gerente, essa é uma oportunidade ímpar dos produtores rurais liquidarem suas operações com descontos podendo ainda fazer um novo empréstimo. Segundo ela, o  objetivo da reunião divulgar  a lei  para  garantir o direito  adquirido,   tendo em vista,  que  o  benefício poderá ser obtido somente até 29 de dezembro deste ano.

“Sabemos que os agricultores passaram por uma seca muito grande e não tiveram como pagar seus empréstimos, não porque não quisessem, mais por conta da estiagem então o governo federal disponibilizou essa lei, oportunidade  única para os agricultores liquidar suas dividas junto a banco,  podendo fazer um novo empréstimo, que trás benefício para o município, movimentando a economia do município ”, disse a gerente

Allyany explicou que o agricultor que contratou a operação financeira até o ano de 2006, os descontos são de até 95% da dívida. Para aqueles que contrataram entre 2007 e 2011, o desconto é de até 50%. E aqueles que não tiverem condições de liquidar as suas operações, a Lei também dá a oportunidade para que façam renegociação.

Na oportunidade, o agricultor do município, Matias Nilton Ramos, se manifestou e disse que a  lei que é uma excelente oportunidade e  que deve ser aproveitadas pelos demais agricultores. “Minha dívida com Banco no Nordeste era de mais R$ 13 mil reais, com desconto oferecido pela Lei, paguei somente pouco mais de  R$ de 600 reais”, afirmou.

Após os pronunciamentos, a equipe do Banco do Nordeste tirou dúvidas dos agricultores.

Publicidade

Além dos agricultores, participaram também da reunião, todos os vereadores de Caldeirão Grande,  o gerente de suporte de recuperação de crédito, Carlos Silva, o gerente de negócios pronaf, Aurismar Pinho e representante do  Agroamigo, Júlio Cesar.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS