Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí e Francisco Macedo iniciam ciclo do PNAIC  com seminário

Publicado

em

Aconteceu na noite deste sábado, 09, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, um seminário que deu início ao ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC 2017\2018.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O Seminário foi realizado na escola Monte Sinai, para os professores do Pacto dos  municípios de Belém e Francisco Macedo, e contou ainda com participação do prefeito Ademar Carvalho, a primeira-dama, Francisca Gomes de Carvalho,  a secretária de Educação,  Claudeci Ribeiro  e a  vereadora  Rosiane Ribeiro.

Na abertura,  a  secretaria de Educação, Claudeci Ribeiro, deu as boas-vindas aos professores, e manifestou satisfação pela realização do evento em parceria com o município de Francisco Macedo. “Não é um processo fácil, mas estamos em constante luta para promovermos uma educação de qualidade, bem como, alcançar os objetivos propostos pelo Pacto”, disse.

O coordenador do PNAIC de Francisco Macedo, Antônio Marcos, o Marquinhos, representou o prefeito Nonato Alencar e o secretário de Educação, Virgílio Alencar. Ele  agradeceu pela recepção do município de Belém e a parceria entre os mesmos, e comentou  sobre as  mudanças no Plano de gestão desse ciclo. “O plano de gestão sofreu algumas e vamos dar mais  suporte e  acompanhar melhor os professores e alunos em sala de aula. Alfabetizar crianças na idade certa é desafiador, mas acredito que nosso município, assim como Belém está no caminho certo, começando a colher os frutos, de muitos que ainda virão”, disse.

Publicidade

Segundo o coordenador do Pnaic, de Belém,  Edson Ribeiro, a ideia de fazer o seminário junto com Francisco Macedo se deu, por acreditarem que compartilhando experiências  alcançarão  resultados mais positivos.

Edson destacou que o objetivo é fazer com  que o  PNAIC deixe de ser  um programa e passe a ser uma prática normal da Educação. “Que nossas crianças possam ter prazer em aprender e não fiquem em sala de aula aprendendo através de  decorar, de cópias e repetições,  más sim,  que busquem as opções de aprender brincando, aprender através do lúdico e valorizar acima de tudo o processo  de leitura. Fazer com que  as nossas crianças criem o hábito e o amor pela leitura e esquecer um pouco de tanta tecnologia,  concluindo  que as verdadeiras coisas importantes da vida  está na simplicidade e o PNAIC é isso aprender de forma simples e brincando”, afirmou.

O coordenador ainda comentou sobre o novo plano de gestão do programa,  em que dentre as mudanças, citou a retirada da bolsa que os professores  recebiam.  “O ponto negativo é que  não há mais bolsas para os professores e o  ponto positivo, é que só tem  professor que é realmente comprometido, nenhum  deles estão professores, com bolsa ou sem bolsa a nossa tarefa vai ter continuidade e a nossa missão vai ser cumprida com amor e com carinho, isso é PNAIC em Belém e em Francisco Macedo”, concluiu.

No evento foram expostas experiências e pontos positivos da alfabetização desde a aplicação do pacto, em 2013, como também,  foi abordado os desafios, as dificuldades e as expectativas para o próximo ciclo.

Durante o seminário foram realizadas apresentações dos alunos dois municípios atendidos pelo PNAIC  em ciclos passados. Os alunos de Belém cataram o hino do município, e fizeram uma apresentação coreográfica de música e de poesia. O aluno Mateus de Francisco Macedo tocou e cantou uma paródia  e houve ainda uma apresentação da música  ‘O caderno’.

Publicidade

Na ocasião foram apresentados os professores que farão parte do ciclo. No município de Belém do Piauí, 32 professores integram o programa, e tem como professor formador, Jailson Araújo. Em Francisco Macedo, 13 professores compõem o  PNAIC e tem como professora formadora, Seomara Julia.

Os coordenadores e professores formadores estão participam em Teresina nesta segunda-feira,11, e terça-feiram,12, de uma capacitação.

 

 

Veja  fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS