Belém do Piauí realiza evento de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 21/05/19

Belém do Piauí realiza evento de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

A praça Evangelista Elóia Ribeiro,  de Belém do Piauí recebeu uma decoração especial e um expressivo público na tarde segunda feira,20. O motivo,  mobilizar  a população sobre  a violência sexual de crianças e adolescentes.

A mobilização social aconteceu em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde,  o CRAS, Comissão Intersetorial do Selo Unicef e o  Conselho Tutelar.

O evento teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase para prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e a exploração sexual.

 

A abertura  foi conduzida pela secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho, que alertou sobre a violência sexual.  “As estatísticas sobre os casos de abuso sexual á crianças e adolescentes só aumentam, por isso, abraçamos esta causa que não deve ser somente do poder público, mas de toda a sociedade, temos que nos mobilizar, nos sensibilizar e  denunciar para combater esse mal. Não é mais uma realidade só de cidades grandes, então vamos ficar atentos as atitudes de nossos filhos observar caso esteja com comportamentos estranho e agir em torno disso”, disse.

Durante o evento,  profissionais da rede de atendimento do município,  explanaram sobre  a temática. Inicialmente, a assistente social,  Sarah Leal,  apresentou a  história  da Campanha  Faça Bonito de 18 de maio, a  assistente social, Olisabel Silveira, destacou a importância da família e da sociedade no cuidado  com as crianças e adolescentes e a psicóloga Leyse Barroso, abordou sobre os aspectos psicológicos  das crianças e adolescentes abusados.

Também se pronunciaram, o conselheiro tutelar  José Ailton e  irmã calvariana, Silvana Porfirio,  com o propósito de mobilizar e conscientizar a população a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Foram realizadas ainda,  apresentações coreográfica da música ‘seu corpo é um tesourinho’,  ‘inocência de Danielle Cristina’, um poema  em hip hop sobre abuso sexual. Com  destaque  para apresentação  da peça teatral ‘Liberta-me’, que represou bem a realidade dos casos de abuso e exploração  sexual.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara de Belém, Bernardino Carvalho, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Cláudia Ribeiro (de Educação), Josefa Silva (de Finanças), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Bruna Raflézia (assessora jurídica), os vereadores Luizinho Carvalho, Ildmar Honorato, Antônio Marcelino, Roseane Ribeiro, coordenador pedagógico, José Benedito, além de diretores das escolas municipais e da estadual, bem como profissionais das pastas do município.

 

 

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA DO PIAUÍ | Investigações de chacina estão adiantadas, aponta delegado

Seis dias após a execução de três pessoas em Alagoinha do Piauí, a Polícia Civil continua em campo para elucidar o crime. De acordo com o delegado, Aureliano Barcelo, as

NOTÍCIA DESTAQUE

TCE-PI nega que Governo tenha desviado milhões de reais

Em entrevista ao GP1, o presidente Olavo Rebelo negou a informação que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) tenha dito aos deputados Robert Rios (PDT), Gustavo Neiva

NOTÍCIA DESTAQUE

Bandidos usam farda da Cepisa para fazer assaltos em Sussuapara

Segundo denúncias da população de Sussuapara, indivíduos estariam usando fardamento da Cepisa e efetuando assaltos a residências. A situação está amedrontando os moradores da cidade localizada na região Sudeste do