Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza evento de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A praça Evangelista Elóia Ribeiro,  de Belém do Piauí recebeu uma decoração especial e um expressivo público na tarde segunda feira,20. O motivo,  mobilizar  a população sobre  a violência sexual de crianças e adolescentes.

A mobilização social aconteceu em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde,  o CRAS, Comissão Intersetorial do Selo Unicef e o  Conselho Tutelar.

O evento teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase para prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e a exploração sexual.

 

A abertura  foi conduzida pela secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho, que alertou sobre a violência sexual.  “As estatísticas sobre os casos de abuso sexual á crianças e adolescentes só aumentam, por isso, abraçamos esta causa que não deve ser somente do poder público, mas de toda a sociedade, temos que nos mobilizar, nos sensibilizar e  denunciar para combater esse mal. Não é mais uma realidade só de cidades grandes, então vamos ficar atentos as atitudes de nossos filhos observar caso esteja com comportamentos estranho e agir em torno disso”, disse.

Publicidade

Durante o evento,  profissionais da rede de atendimento do município,  explanaram sobre  a temática. Inicialmente, a assistente social,  Sarah Leal,  apresentou a  história  da Campanha  Faça Bonito de 18 de maio, a  assistente social, Olisabel Silveira, destacou a importância da família e da sociedade no cuidado  com as crianças e adolescentes e a psicóloga Leyse Barroso, abordou sobre os aspectos psicológicos  das crianças e adolescentes abusados.

Também se pronunciaram, o conselheiro tutelar  José Ailton e  irmã calvariana, Silvana Porfirio,  com o propósito de mobilizar e conscientizar a população a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Foram realizadas ainda,  apresentações coreográfica da música ‘seu corpo é um tesourinho’,  ‘inocência de Danielle Cristina’, um poema  em hip hop sobre abuso sexual. Com  destaque  para apresentação  da peça teatral ‘Liberta-me’, que represou bem a realidade dos casos de abuso e exploração  sexual.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara de Belém, Bernardino Carvalho, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Cláudia Ribeiro (de Educação), Josefa Silva (de Finanças), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Bruna Raflézia (assessora jurídica), os vereadores Luizinho Carvalho, Ildmar Honorato, Antônio Marcelino, Roseane Ribeiro, coordenador pedagógico, José Benedito, além de diretores das escolas municipais e da estadual, bem como profissionais das pastas do município.

 

 

Veja fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS