Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Beneficiários do Bolsa Família têm até hoje para atualizarem cadastro

Publicado

em

Encerra hoje (12) o prazo para que os beneficiários do Programa Bolsa Família atualizem seus dados. As informações fornecidas no Cadastro Único, banco de dados criado pelo Governo Federal, precisam ser atualizadas a cada dois anos. Portanto, quem fez a última atualização cadastral até o dia 30 de junho de 2011 deve realizar o procedimento novamente.

Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semtcas), Mauricéia Neves, oito mil famílias devem atualizar os dados para continuarem recebendo o benefício. “Até o momento, 5.300 famílias já estão com seus dados atualizados e, até o início da semana, ainda faltavam mais de 2.700 famílias. Caso essas pessoas percam o prazo, o benefício será bloqueado ainda em janeiro”, informa.

Caso o último cadastro tenha sido feito até o dia 1° de julho de 2011, o beneficiário com o cadastro desatualizado deixará de receber a bolsa em fevereiro do ano que vem. De acordo com a secretária, a divulgação do recadastramento começou a ser feita em Teresina ainda no mês de maio.

Na capital, o recadastramento está sendo realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos turnos manhã e tarde, partir das 8h. “São 17 territórios, espalhados pela zona urbana e rural de Teresina, que farão o recadastramento até o final da tarde”, completa.

Para atualizar os dados, o beneficiário precisa levar até o Cras mais próximo a documentação original de todos os membros da família residente no domicílio. Adultos a partir de 18 anos precisam apresentar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de casamento ou divórcio, certidão de nascimento, declaração da escola e comprovante de endereço com CEP. Para recadastrar crianças de 0 a 6 anos é necessário levar a certidão de nascimento e o nome do Posto de Saúde em que ela é acompanhada. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos precisam apresentar certidão de nascimento e declaração da escola com n° do Inep.

Publicidade

O Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança na situação da família cadastrada. O cadastro é voltado para famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo mensal por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda em um mês. Além do Bolsa Família, as famílias inscritas podem ser inseridas em outros programas sociais do Governo Federal, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, mas é importante ressaltar que cada programa possui seus próprios requisitos, ou seja, o Cadastro Único não insere automaticamente as famílias nestes programas.

Fonte: Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS