Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Boletim aponta que Piauí tem 72 casos confirmados de microcefalia

Publicado

em

Nesta terça-feira (12), o Ministério da Saúde divulgou mais um boletim epistemológico atualizado sobre os casos de microcefalia no Brasil. De acordo com a pesquisa, no Piauí, até o dia 9 de abril, o número de casos confirmados subiu para 72.

Desse total, 25 ainda estão sob investigação e 57 foram descartados, totalizando ao todo em 154 casos notificados no Estado.

Os 1.113 casos confirmados ocorreram em 416 municípios, sendo a maioria na região Nordeste. Pernambuco foi a unidade da federação com o maior número de casos que ainda estão sendo investigados (873), seguido pela Bahia (667), Paraíba (388), Rio de Janeiro (281), Rio Grande do Norte (295) e Ceará (254).

Ao todo, foram notificados 7.015 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 2.066 foram descartados. Do total de casos confirmados, 189 tiveram confirmação laboratorial para o vírus Zika.

Investigação
O Ministério da Saúde esta investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

Publicidade

Óbitos
Até o dia 09 de abril de 2016, registrou-se 235 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 50 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 155 continuam em investigação e 30 foram descartados.

Orientação
O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Fonte: GP1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS