Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí recebe formação do Projeto ‘Viva o Semiárido’

Publicado

em

Com o objetivo geral de contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais, iniciou nesta segunda-feira, 18,  no município de Caldeirão Grande do Piauí a formação do Projeto ‘Viva o Semiárido’.

Trinta professores participam da formação que acontece no auditório, Maria Alencar, e segue até a próxima sexta-feira, 22. Ao todo o projeto será desenvolvido com 265 alunos, sendo 177 da escola da Francisco José Neto, da localidade Serra dos Pereiros e 88 alunos da escola João Martins de Sousa, da localidade Berlinga.

A solenidade de abertura teve início com apresentação da banda Marcial de Caldeirão Grande, em seguida a aluna Lívia leu uma poesia falando sobre as potencialidades do município.  Logo após foi apresentado um documentário sobre a Serra dos Cocos, localidade que deu origem ao município de Caldeirão Grande.

A Serra dos Cocos tem uma área de 14km  de  lindas paisagens e contém uma rica biodiversidade, com um valor histórico e cultural de grande importância para  população do município, no local existe várias  espécie de flora e fauna, e tem  como vegetação predominante o coqueiro catolé, que só existe naquela região.

O prefeito de Caldeirão Grande, João Vianney de Sousa Alencar, destacou a importância  do município receber a formação. “Dizer de nossa alegria de ver nossos professores ter a oportunidade de receber essa formação, para discutir  aquilo que é nosso, uma formação de extrema importância, porque é direcionada a nossa realidade e  vai  trabalhar as nossas potencialidades, e  que esse troca de experiências tenha um retorno,  que no dia a dia as informação aqui a serem  repassadas seja  colocada em  prática com afinco dentro da  educação do campo”, disse o gestor.

Publicidade

A coordenadora, de Educação do Campo, Mirian Medeiros, disse que a ideia do projeto como um todo é trazer desenvolvimento sustentável. “A ideia é de que se aprenda na escola, e  se discuta o desenvolvimento, a produção, mais não qualquer tipo e sim o desenvolvimento sustentável, trabalhando atividades  do Projeto Viva Semiárido, que envolve a Educação Contextualizada, que é viés principal do processo”, disse.

A formação é ministradas pela consultora do projeto, Claúdia Alves, que vai  capacitar os  professores  para trabalhar nas escolas do campo a Educação Contextualizada com o Semiárido, de forma que a população rural aprenda a conviver com a seca e lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vivem.

Durante os cinco dias de formação serão trabalhados a  a educação  contextualizada para convivência com o semiárido I, a educação do campo I, a  gestão participativa ou democrática e gestão de projeto e projeto político  pedagógico.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, a primeira dama Luciana Carvalho,  a supervisora de ensino, Damiana Silva,  o presidente da Câmara, Francisco Brito, e os vereadores Marcondes de Sousa, Josefa Maria, Marcondes de Cirilo,  Luís Sousa Ênnio da Costa.

Veja as fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS