Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2018

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado, 24,  a sessão de abertura do ano legislativo 2018. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B), que inicia sua gestão à frente do Legislativo Municipal.

A sessão contou com presença do prefeito Agenilson Dias(PSB) e todos os  vereadores da Casa Legislativa, que na ocasião,   ocuparam a tribuna  e reafirmaram seu compromisso de continuar desenvolvendo o trabalho em prol da população do município.

Adalberto José Lopes (PSB), foi o primeiro a ocupar a tribuna. O vereador manifestou satisfação pelo retorno dos trabalhos legislativos. “É com muita honra e alegria  que retorno  a essa tribuna nesse primeiro período  legislativo, para trabalhar com garra e determinação  e dar minha contribuição em prol do  desenvolvimento de nosso município”, disse.

O parlamentar ainda comentou sobre o administração do  prefeito e refirmou seu compromisso de trabalho em benefício do povo. “O prefeito, mesmo com toda dificuldade enfrentada, está buscando trazer melhorias para nosso município, e  assim como ele,  também,   irei trabalhar em prol de população,  gente sofrida, mais que Deus  tem olhado com bons e abençoado com muita chuva”, disse o vereador manifestando o desejo, de que tenha um bom  inverno no município  e que o  homem do campo tenha uma boa safra.

A  vereadora Zuleide Valdete da Costa( PSB), foi breve em seu pronunciamento. “Agradeço a Deus por mais  um dia nessa Casa e pelo ano de trabalho que se inicia, que possamos ter um ano tão produtivo como o que se passou, desempenho um trabalho eficiente,  e aprovando projetos que venham a beneficiar nosso município”, declarou.

Publicidade

Antônio Rufino Sousa Neto (PSB), também foi breve. “Estamos iniciando mais ano legislativo e primeiramente quero agradecer a Deus pelas chuvas, registradas em nosso município e reafirmar meu compromisso de trabalhar  e buscar melhorias para Patos,   aprovando projetos que tragam benefícios para a população”, disse.

O vereador José Hélio dos Santos (PDT) ao ocupar a tribuna manifestou o desejo de que 2018 seja um ano promissor para o município.  Ele ainda parabenizou os blocos de carnavais bela festas realizadas, mantendo viva a cultura do município.

Em outro momento, o gestor agradeceu pelas chuvas e comentou sobre uma obra que conseguiu junto ao seu deputado estadual.  “Agradeço a Deus pelas chuvas registradas em nosso município, quando chove tudo melhora. Também registrar sobre uma obra, que realizamos na localidade Saco da Ema, com o  apoio de nosso deputado estadual Firmino Paulo, onde  feito uma rede de abastecimento de água, para o povo daquela comunidade que muito precisava”,  disse.

Por fim, o parlamentar parabenizou o  vereador Adalberto pelo trabalho que realizou a frente  do Poder Legislativo, e  também,  o prefeito Agenilson, que segundo o vereador, mesmo com as  dificuldades financeiras que passa o município, tem dentro de  suas possibilidades,  buscado proporcionar melhorias para Patos.

A vereadora Luzitânia Dias dos Reis(SD),  iniciou agradecendo a Deus pelo retorno dos  trabalhos, rogando  a ele que  possa lhe  dar sabedoria e determinação  para que possa contribuir com o desenvolvimento do município.

Publicidade

Em outro momento, a parlamentar, respondeu sobre o discurso da sessão anterior feito pelo  líder do prefeito, quando ainda fez críticas ao vereador, e   voltou a cobrar a lista de pessoas que fazem hemodiálise.

E logo na primeira sessão a vereadora, fez a cobranças.  “Lembrar ao  Poder Executivo, sobre a recuperação do calçamento do povoado Cajueiro, onde o prefeito  se comprometeu a  realizar no mês de março a obra, como também, cobrar da Secretaria de Educação, o  motivo pelo qual os  vereadores da oposição não foram   convidados para abertura da semana pedagógica”, disse Taninha, que  finalizou  agradecendo a Deus pelas chuvas  as quais o município tem sido agraciado.

O vereador José Wilson Vieira da Silva, (PTB), iniciou seu  pronunciamento agradecendo a Deus pelo retorno aos trabalhos legislativos, quando frisou que seu  trabalho será pautado em  buscar o melhor para o município.  “Vamos fazer as cobranças, trazer a esta Casa as reivindicações da população. Esperamos um ano produtivo para o município. Como vereador, vou trabalhar e contribuir para o desenvolvimento de Patos”, disse.

Em outro momento o vereador oposicionista desejar ao novo presidente  sorte e competência para conduzir os trabalhos na Casa.  E Logo na primeira sessão, Wilson reivindicou do governo municipal o concerto do o poço da Lagoa do Mel  e a recuperação  da  estrada da  comunidade Fortaleza.

Marlon Costa Oliveira(PRTB), agradecer pelo  início dos  trabalhos legislativos, e também agradeceu a  Deus pelas chuvas. “Nós que somos homens do campo, que plantamos e  criarmos animais nos alegramos muito com  as  chuva, ela renovas nossas esperanças”, disse.

Publicidade

O vereador ainda manifestou o desejo que haja transparência e harmonia entre o Poderes Legislativo e Executivo. “Sabemos das dificuldades, e  independente de situação ou oposição que possamos trabalhar em prol da população. E as  cobranças devem ser vistas como necessárias para garantir melhorias para nosso município, por exemplo a  PI que liga ao povoado Cajuiero, se não  tivéssemos cobrado  o aterro e se o mesmo não tivesse sido colocado, com certeza com as  chuvas ela teria ficado interrompida” afirmou o vereador frisando a importância o trabalho em parceria entre os poderes.

Por fim o vereador, desejar ao presidente da Casa, que faça um bom  trabalho a frente do legislativo, e que   tenha sucesso na condução  a mesa diretora. Marlon finalizou se solidarizando   com a família do  senhor  Egidio Cazuza que faleceu na comunidade Boqueirão.

Luís Evaristo (SD),  agradeceu pelo o início dos trabalhos e reafirmou seu compromisso de atuar no Legislativo para contribuir com o desenvolvimento do município.  O vereador também agradecer pelas Chuvas, quando ainda cobrou do governo municipal   que faça  reparos em algumas estradas do município, que segundo ele, está com difícil acesso.

O vereador encerrou relatando sobre obras que  conseguiu para o município. “Conseguir, três poços para nosso município que já  devem começar a serem perfurados no mês de março.  Também conseguir através da deputada da Belê,   13, 7 metros de calçamento para o Cajueiro, e 2, 6 metros através de  emenda do deputado Mainha. Esse benefício está iniciando o processo de licitação”, informou.

 O prefeito de Patos Agenilson Dias , participou da sessão e deixou sua mensagem ao Legislativo. “Quero Desejar um boa gestão ao presidente desta Casa, Chico Oséias, onde na oportunidade parabenizo  o vereador Adalberto pela forma como  conduziu os trabalhos nessa Casa no ano de 2017, disse o gestor.

Publicidade

O prefeito destacou que apesar das dificuldades, deixa uma mensagem de esperança e   que o  ano de 2018 seja promissor. O gestor também agradeceu pelas chuvas registradas, segundo ele, a chegada da chuva, traz esperança e boas expectativas  de um bom um bom inverno, o que  proporciona muitas melhorias para o município.

 O gestor  ainda fez um relato das dificuldades que o município ultrapassa, quando ainda  prestou contas aos vereadores de como estão  as contas do município.  Afirmando que  o entrave da administração é a  Educação. “Os recursos só diminuem mas, a obrigações são mesmas, o recurso da Educação não cobre  a  folha, quando iniciamos essa gestão,  o número de aluno era  de quase 1500 alunos, esse ano tem 955,  então a receita caiu,  mais o número de professores é o mesmo, e com isso as contas não fecham”, explicou.

  Por fim,  Agenilson, reafirmou seu compromisso de continuar a zelar pelo município, quando ainda enfatizou que está sempre aberto ao diálogo.  “Estou de cabeça erguida e com a consciência tranquila, pois minha parte estou  fazendo, nossa gestão tem feito o que é possível, temos trabalhando de forma transparente e buscando o melhor para nosso município. Quero reiterar ainda  que estou sempre aberto ao diálogo, ao debate para que possamos achar uma forma de ultrapassar essa crise, onde afirmo   que aquilo que  estiver dentro de  nossas possibilidades não mediremos esforços  para realizar”, concluiu.

Francisco Jose da Silva Sobrinho( PC do B),  que inicia seu mandato como presidente da mesa diretora, pediu a colaboração dos vereadores e do  Poder Executivo  para melhor conduzir  dos trabalhos. “Não costumo fazer as coisas sozinho e conto com o apoio de vocês. Quero fazer uma administração totalmente transparente e em harmonia com o poder Executivo “disse.

O vereador ainda enfatizou estar sempre aberto ao diálogo e  disposto a  ajudar no que for possível de forma igualitária,   independente de situação ou oposição.   O vereador Agradeceu a Deus pela oportunidade e a sua família pelo apoio.

Publicidade

Por fim o vereador anunciou mudanças na condução da sessão. “Com base no   cumprimento do art. 12 do Regimento Interno da Casa,  os discursos na tribuna serão feitos de forma alternada entre oposição e situação, assim como  também, o  vereador que for usar a tribuna deve fazer a inscrição para uso da palavra.  Essas mudanças tem por objetivo melhorar  organização dos  trabalhos da Casa Legislativa” afirmou o vereador .

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS